Em que outras regiões da Europa além da Itália houve manifestações do Renascimento?
Índice
- Em que outras regiões da Europa além da Itália houve manifestações do Renascimento?
- Qual a diferença do renascimento italiano com o Renascimento de outro país europeu?
- Em que outras regiões da Europa?
- Como a Igreja Católica contribuiu para o declínio do Renascimento italiano?
- Qual a origem do Renascimento na Itália?
- Qual a influência do Renascimento no continente europeu?
- Qual o impacto do Renascimento no mundo?
- Qual a influência do Renascimento na classe artística italiana?

Em que outras regiões da Europa além da Itália houve manifestações do Renascimento?
Por Renascimento Cultural entende-se uma atmosfera de eferverscência artística e intelectual de caráter urbano que se fez presente na Europa, sobretudo na região da Península Itálica (atual Itália), dos Países Baixos (atual Holanda) e outras regiões do norte europeu entre os séculos XV e XVI.
Qual a diferença do renascimento italiano com o Renascimento de outro país europeu?
A diferença entre o Renascimento Italiano e o Renascimento no Brasil é que o Renascimento foi um movimento artístico, comercial e cultural que nunca existiu em nosso país; oficialmente falando não há registro algum disso.
Em que outras regiões da Europa?
Não há apenas uma classificação quanto à regionalização do continente europeu, mas para alguns estudiosos a Europa divide-se em quadro grandes regiões:
- Europa Ocidental. ...
- Europa Setentrional. ...
- Europa Centro-Oriental. ...
- Europa Meridional.
Como a Igreja Católica contribuiu para o declínio do Renascimento italiano?
A Igreja foi abandonando aos poucos os artistas renascentistas, que foram substituídos pelos autores da arte barroca. Assim, a capacidade de produção renascentista diminuiu significativamente na região italiana.
Qual a origem do Renascimento na Itália?
- O Renascimento originou-se na Itália, devido ao florescimento de cidades como Veneza, Gênova, Florença, Roma e outras. Elas enriqueceram com o desenvolvimento do comércio no Mediterrâneo dando origem a uma rica burguesia mercantil que, em seu processo de afirmação social, se dedicou às artes, juntamente com alguns príncipes e papas.
Qual a influência do Renascimento no continente europeu?
- Já no Quatrocento, com representantes dentro e fora da Itália, o Renascimento contou com a obra artística do italiano Leonardo da Vinci (Mona Lisa) e as críticas ácidas do escritor holandês Erasmo de Roterdã (Elogio à Loucura). Na fase final do Renascimento, o Cinquecento ganhou grandes proporções, dominando várias regiões do continente europeu.
Qual o impacto do Renascimento no mundo?
- Impacto do Renascimento. Ao abrir o mundo à intervenção do homem, o Renascimento sugeriu uma mudança da posição a ser ocupada pelo homem no mundo. Ao longo dos séculos posteriores ao Renascimento, os valores por ele empreendidos vigoraram ainda por diversos campos da arte, da cultura e da ciência.
Qual a influência do Renascimento na classe artística italiana?
- A aproximação do Renascimento com a burguesia foi claramente percebida no interior das grandes cidades comerciais italianas do período. Gênova, Veneza, Milão, Florença e Roma eram grandes centros de comércio, onde a intensa circulação de riquezas e ideias promoveu a ascensão de uma notória classe artística italiana.