Em que o vício em jogos eletrônicos ou e em redes sociais pode nos prejudicar?
Índice
- Em que o vício em jogos eletrônicos ou e em redes sociais pode nos prejudicar?
- O que o vício em jogos pode causar?
- O que a família deve ou pode fazer quando descobrir que os jogos estão prejudicando a vida de seus filhos?
- Quais os problemas as pessoas podem ter ao se tornar um viciado em jogos eletrônicos?
- Como os jogos eletrônicos têm influência em nossa cultura?
- Quais são os benefícios e os malefícios que os jogos eletrônicos podem trazer para seus jogadores?
- O que fazer com uma pessoa viciada em jogo?
- Como lidar com o vício em jogos?
- Como se livrar de um vício de games?
- O que devemos fazer para não nós tomarmos dependente tanto da internet quando dos jogos?
- Qual o motivo do vício em games?
- Por que a fixação em redes sociais não entra na classificação?
- Quais os benefícios dos jogos sociais?
- Qual o tratamento de vício em games?

Em que o vício em jogos eletrônicos ou e em redes sociais pode nos prejudicar?
Essas condições clínicas incluem desde o sedentarismo, obesidade e problemas ortopédicos, até quadros psiquiátricos que envolvem insônia, ansiedade, depressão, irritabilidade, isolamento social e dependência pelo uso excessivo de Internet e dos jogos online.
O que o vício em jogos pode causar?
Consequências do vício em video game O grupo de 10% de adolescentes com alto grau de dependência apresentou níveis mais altos de depressão, agressão, timidez, uso problemático de telefone celular e ansiedade do que o grupo não patológico, mesmo ao controlar os níveis iniciais de muitos desses sintomas.
O que a família deve ou pode fazer quando descobrir que os jogos estão prejudicando a vida de seus filhos?
A principal dica dos especialistas é que os pais conversem com os filhos e esclareçam sobre os prejuízos para a saúde, comportamento e vida social que o uso constante de videogames pode causar.
Quais os problemas as pessoas podem ter ao se tornar um viciado em jogos eletrônicos?
Irritabilidade, ansiedade, insônia e até mesmo tremores podem aparecer quando essas pessoas ficam afastadas dos jogos por longos períodos. Todos esses sintomas também são observados em usuários de drogas. Segundo Júlia, isso ocorre devido a liberação de dopamina, o hormônio do prazer, no cérebro.
Como os jogos eletrônicos têm influência em nossa cultura?
Os jogos eletrônicos desenvolvem a curiosidade, a iniciativa e a autoconfiança, proporcionando o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração. Podem auxiliar a criança em suas habilidades sociais, tais como: respeito, solidariedade, cooperação, obediência, responsabilidade e iniciativa (RIZZI, 1994).
Quais são os benefícios e os malefícios que os jogos eletrônicos podem trazer para seus jogadores?
Desenvolvimento da criatividade e aumento de peso estão nas listas das vantagens e desvantagens dos jogos eletrônicos
- Agilidade no raciocínio. ...
- Criatividade. ...
- Menos agressividade em meninas que jogam ao lado dos pais. ...
- Menor controle emocional e cognitivo. ...
- Obesidade. ...
- Pouco exercício, mesmo nos jogos de movimentos ativos.
O que fazer com uma pessoa viciada em jogo?
A dependência em jogos funciona como todo e qualquer vício, a dinâmica é a mesma. O tratamento indicado seria a psicoterapia e/ou psicofármaco (uso de medicamentos) se necessário. É importante que a pessoa procure fazer uma avaliação com um psicólogo ou psiquiatra para combinar o tratamento.
Como lidar com o vício em jogos?
Psicoterapia. A psicoterapia cognitivo-comportamental é a opção mais utilizada em tratamento para vício em jogos online. Nela, afinal, o paciente entende os aspectos de sua dependência e cria condições para desenvolver formas de se relacionar socialmente, longe do ambiente dos jogos online.
Como se livrar de um vício de games?
A fim de substituir o lazer, os profissionais da saúde recomendam a substituição por outras atividades, como a prática de esportes, meditação, aulas de música ou de quaisquer opções culturais que não envolvam o contato com telas das quais seja possível jogar.
O que devemos fazer para não nós tomarmos dependente tanto da internet quando dos jogos?
A melhor maneira de resolver isso na maioria dos casos é incentivar os pais a estarem presentes no mundo dos jogos de seus filhos. Joguem juntos, ajude a estabelecer limites saudáveis e encontre ativamente uma variedade de atividades para as crianças consumirem online.
Qual o motivo do vício em games?
- Ao atingir objetivos, a pessoa recebe reforço positivo, o que pode ajudar a mantê-la jogando. O vício em games, como já explicado, é caracterizado pela priorização do jogo em detrimento a outras funções básicas do cotidiano, como higiene pessoal, alimentação, trabalho e/ou estudos, vida social e etc. NÃO PARE AGORA...
Por que a fixação em redes sociais não entra na classificação?
- Já a fixação em redes sociais e mensagens instantâneas é um fenômeno tão novo que ainda não entra na classificação – oficialmente, o termo usado para diagnóstico é uso problemático das tecnologias. Apesar de serem distúrbios recentes, os especialistas alertam que é preciso cada vez mais prestar atenção a eles.
Quais os benefícios dos jogos sociais?
- Os jogos virtuais e games podem trazer uma série de benefícios, principalmente para crianças, trazendo melhoras para: Atenção. Além disso, os jogos sociais podem trazer maior relação com pessoas, vivência de novas experiências e abertura para criação de novas relações. NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;) NÃO PARE AGORA...
Qual o tratamento de vício em games?
- Tratamento de Vício em games Ainda não foram realizados estudos suficientes para indicar um tratamento específico e eficaz para o distúrbio de games. Hoje o mais comum é uma adaptação do tratamento para transtorno por uso de substâncias ou para transtornos de impulso. Normalmente o foco principal do tratamento é a psicoterapia.