Em que local do sistema reprodutor masculino é produzido o hormônio testosterona?
Índice
- Em que local do sistema reprodutor masculino é produzido o hormônio testosterona?
- Onde ocorre a produção da testosterona?
- Onde é produzido o hormônio estrógeno?
- Onde é produzido o hormônio cortisol?
- Qual a função do testosterona no corpo masculino?
- Qual a produção da testosterona?
- Como a testosterona e os hormônios gonadotróficos atuam na produção de espermatozoides?
- Por que a testosterona está abaixo do normal?

Em que local do sistema reprodutor masculino é produzido o hormônio testosterona?
Os testículos, também chamados de gônadas masculinas são parte do sistema reprodutivo do homem. Estão localizados no sacro escrotal, atrás do pênis e fora da cavidade abdominal. Os testículos têm 2 funções principais: Produzir os hormônios masculinos (andrógenos), como a testosterona.
Onde ocorre a produção da testosterona?
A testosterona é produzida na maior parte nos testículos e uma pequena quantidade é produzida pelas glândulas ad-renais. Nas mulheres, os ovário igualmente produzem uma pequena quantidade.
Onde é produzido o hormônio estrógeno?
A maior parte do estrogênio em seu corpo consiste em estradiol e ele é produzido nos ovários. No entanto, os estrogênios também são produzidos em outras áreas do corpo, incluindo tecidos adiposos, ossos, pele, fígado e glândulas supra-renais (1).
Onde é produzido o hormônio cortisol?
O cortisol é um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais, que estão localizadas acima dos rins. A função do cortisol é ajudar o organismo a controlar o estresse, reduzir inflamações, contribuir para o funcionamento do sistema imune e manter os níveis de açúcar no sangue constantes, assim como a pressão arterial.
Qual a função do testosterona no corpo masculino?
- Testosterona é um hormônio encontrado em maior quantidade no corpo masculino, onde atua na formação dos órgãos genitais, na produção de espermatozoides, entre outras funções.
Qual a produção da testosterona?
- A produção da testosterona está relacionada aos hormônios LH e FSH. Eles são liberados pela hipófise e juntos exercem suas atividades ao nível dos testículos, local onde o LH atua nas células de Leydig estimulando a produção da testosterona.
Como a testosterona e os hormônios gonadotróficos atuam na produção de espermatozoides?
- A testosterona e os hormônios gonadotróficos FSH e LH atuam juntos na ativação da espermatogênese (produção de espermatozoides).
Por que a testosterona está abaixo do normal?
- Em alguns homens, após a confirmação com exames de que os níveis de testosterona estão abaixo do normal, recomenda-se a reposição hormonal. Essa reposição, geralmente, é benéfica, aumentando a massa muscular, força, densidade mineral, humor e apetite sexual. Vale salientar que, em alguns casos, não se recomenda a terapia hormonal.