Qual a diferença entre cromatina e cromossomo em que momento do ciclo celular cada um deles pode ser encontrado?
Índice
- Qual a diferença entre cromatina e cromossomo em que momento do ciclo celular cada um deles pode ser encontrado?
- Como chamamos as proteínas inseridas na cromatina?
- Como ocorre a condensação da cromatina?
- Como ocorre o processo de compactação do DNA?
- Como ocorre a formação da cromatina?
- Qual é a diferença entre cromossomo e cromatina?
- Quais são as partes do cromossomo?
- Qual é o centro do cromossomo?
- Qual é o fim de um cromossomo?

Qual a diferença entre cromatina e cromossomo em que momento do ciclo celular cada um deles pode ser encontrado?
A cromatina corresponde a um longo e fino filamento de DNA, encontrado durante a interfase, fase em que a célula não encontra-se em divisão. ... O cromossomo é a cromatina "enrolada" sobre si mesma, tomando a forma espiralizada e condensada, quando a célula entra em divisão.
Como chamamos as proteínas inseridas na cromatina?
Em citologia, cromatina é o complexo de DNA (RNA) e proteínas que se encontram dentro do núcleo celular nas células eucarióticas. Os ácidos nucléicos encontram-se geralmente na forma de dupla-hélice. As principais proteínas da cromatina são as histonas.
Como ocorre a condensação da cromatina?
A condensação ocorre quando a célula está próxima de se dividir. Quando a cromatina se condensa, pode-se ver claramente que o DNA eucariótico não é apenas um filamento longo. Na verdade, ele é partido em pedaços lineares e avulsos chamados cromossomos.
Como ocorre o processo de compactação do DNA?
Cada cromossomo é formado por uma única molécula de DNA dupla hélice enrolada nas histonas, o nucleossomo. Esta fibra torna a enrolar-se em um segundo nível de compactação, conhecido como solenóide. As células mantém, na maior parte do tempo, o DNA compactado nas alças dos selenóides ligadas ao esqueleto cromossômico.
Como ocorre a formação da cromatina?
A formação da cromatina geralmente ocorre por um processo chamado metilação, no qual grupos de átomos chamados grupos metil são adicionados ao DNA. Esta não é a única modificação do DNA que pode estimular a formação da cromatina, mas é uma das mais comuns.
Qual é a diferença entre cromossomo e cromatina?
- Qual é a diferença entre o cromossomo e a cromatina? As duas estruturas são compostas por DNA, a diferença entre eles é o estado em que se encontram. A cromatina corresponde a um longo e fino filamento de DNA, encontrado durante a interfase, fase em que a célula não encontra-se em divisão. Cada filamento de cromatina constitui um cromossomo.
Quais são as partes do cromossomo?
- As partes do cromossomo são: Cromômeros : São engrossamentos bastante irregulares com aspecto de granulações, presentes em toda a extensão da cromatina; Cromatídeos : São o resultado da divisão longitudinal do cromossomo durante a divisão celular;
Qual é o centro do cromossomo?
- Nesse local, localiza-se o cinetócoro, uma estrutura formada por proteínas que garantem a conexão das cromátides irmãs (cada cópia do cromossomo duplicado) no fuso mitótico. O centrômero permite dividir o cromossomo em braços, os quais podem ter tamanhos diferentes a depender da posição do centrômero.
Qual é o fim de um cromossomo?
- Os cromossomos contêm em sua estrutura uma sequência de DNA conhecida como telômero; este complexo é formado por sequências de DNA inativas (que não codificam genes) e proteínas de ligação, e marca o fim de um cromossomo.