Qual o local considerado como o de celebração do contrato?
Índice
- Qual o local considerado como o de celebração do contrato?
- Quando se considera celebrado o contrato firmado entre ausentes?
- Qual é a data e o local da celebração do contrato?
- O que é uma celebração de contrato?
- Qual o lugar da formação do contrato?
- O que caracteriza uma proposta de contrato?
- Qual o momento da celebração do contrato?
- Qual o momento para a elaboração do contrato?
- Quando é concluído o contrato?
- Qual é o consentimento do contrato?

Qual o local considerado como o de celebração do contrato?
Lugar da celebração. Importância para a determinação do direito aplicável no Brasil. De acordo com o art. 435 do CC Br, o contrato reputa-se celebrado no lugar em que foi proposto.
Quando se considera celebrado o contrato firmado entre ausentes?
É o contrato em que há intervalo na comunicação, ou seja, considera-se formado no momento da expedição da aceitação. Temos como exemplos a carta, o telegrama, o e-mail etc. O caput do artigo 434 do Código Civil elucida a questão: ... Os contratos entre ausentes tornam-se perfeitos desde que a aceitação é expedida.
Qual é a data e o local da celebração do contrato?
O direito brasileiro optou pelo primeiro ao estipular no art. 435 do CC que o contrato considera celebrado no local onde foi proposto.
O que é uma celebração de contrato?
Considera-se celebrado o contrato no momento em que o proponente tomar conhecimento da aceitação do aceitante. A aceitação vincula o aceitante ainda que, juntamente com ela, chegue ao conhecimento do proponente a retratação.
Qual o lugar da formação do contrato?
O lugar da formação do contrato interessa para a afixação do foro competente e, no caso de contrato internacional, para saber qual a lei a ser aplicável, caso as partes não tenham previsto regra expressa. Deve-se considerar concluído o contrato no lugar em que foi obtido o consenso.
O que caracteriza uma proposta de contrato?
A Proposta de Contrato No dizer de Orlando Gomes, “é a firme declaração receptícia de vontade dirigida à pessoa com a qual pretende alguém celebrar um contrato, ou ato público”. Configura-se a proposta como o primeiro momento, no conjunto de atos tendentes a realização do contrato propriamente dito.
Qual o momento da celebração do contrato?
- Momento da celebração do contrato O ponto culminante na análise da formação do contrato é identificar o momento exato em que o consentimento se verifica, porque a partir daí o contrato restará celebrado, ou seja, passará a existir.
Qual o momento para a elaboração do contrato?
- Por certo para a elaboração do contrato há, antes, conversas prévias, sondagens em que despontem os interesses de cada um. Há a proposta como momento preponderante para a formação do contrato. Essa já deve trazer uma força vinculante, não para as partes uma vez que ainda nesse momento não há um contrato.
Quando é concluído o contrato?
- Para a teoria da declaração propriamente dita, o contrato é concluído quando há a redação da resposta, ou seja, quando o aceitante redige a epístola que comunicará ao oblato a aceitação.
Qual é o consentimento do contrato?
- Introdução O consentimento é o encontro de vontades que faz nascer o contrato propriamente dito e representa o primeiro requisito para verificação da existência do contrato. Tanto no sistema da common law quanto no da civil law, as partem devem atingir o consentimento para que o contrato seja reputado celebrado.