Que medida essas novas funções dos comerciantes portugueses foram determinantes para a eclosão da Guerra dos Mascates?
Índice
Que medida essas novas funções dos comerciantes portugueses foram determinantes para a eclosão da Guerra dos Mascates?
Resposta: As novas funções dos comerciantes portugueses foram determinantes para a eclosão da Guerra dos Mascates pelo fato de que seu modelo comercial os beneficiava diretamente, porém acabava por prejudicar os senhores de engenho, o que gerou um conflito entre as duas classes em questão.
Quais as causas e consequências da Guerra dos Mascates?
As principais causas da Guerra dos Mascates foram: - Disputa entre Olinda e Recife pelo controle do poder político em Pernambuco. - Favorecimento da coroa portuguesa aos comerciantes de Recife. - Forte sentimento antilusitano, principalmente entre a aristocracia rural de Olinda.
Pode-se considerar que a Guerra dos Mascates teve um objetivo fiscal?
Sim. Um dos objetivos era que ambos fossem tratados da mesma forma em relação à coroa Portuguesa. ... Sendo assim, a invasão em Recife, tinha um objetivo fiscal. Pois eles queriam garantir uma estabilidade política,e também estabilidade social, em relação às dívidas que tinham com os comerciantes (mascates) de Recife.
Qual era a situação de Olinda na Guerra dos Mascates?
A situação econômica de Olinda estava tão complicada que os empréstimos concedidos pelos comerciantes não foram suficientes para reerguer a cidade após a expulsão dos holandeses. Nesse contexto, a Câmara Municipal da cidade decretou o aumento de impostos. Essa medida não atingiu apenas os olindenses, mas também Recife.