Em que materiais imantação pode ocorrer?
Em que materiais imantação pode ocorrer?
O processo de imantação consiste em magnetizar um material que naturalmente não possui características de ímã. Teoricamente, qualquer material pode ser imantado, porém, os materiais classificados como ferromagnéticos, como ferro e níquel, são imantados com mais facilidade.
O que determina se um material será atraído por um ímã ou não?
As propriedades básicas observadas em materiais magnéticos são explicadas pela existência de dois polos diferentes no material. A esses polos se dão os nomes de polo norte e sul. Polos de mesmo tipo se repelem e polos de tipos opostos se atraem. A esta configuração de dois polos dá-se o nome de "dipolo magnético".
O que atrai chumbo?
Em razão desse comportamento, esse tipo de material não é atraído por imãs. São exemplos: mercúrio, ouro, bismuto, chumbo, prata etc. ... Eles são fortemente atraídos pelos imãs, e esse comportamento é observado em poucas substâncias, entre elas estão: ferro, níquel, cobalto e alguns de seus compostos.
Quais são os processos de imantação?
- Os processos de imantação são as formas possíveis de magnetizar materiais que naturalmente não apresentam características magnéticas. O processo de imantação consiste em magnetizar um material que naturalmente não possui características de ímã.
Quais são os efeitos magnéticos do material?
- Acima da temperatura referente ao ponto Curie, os efeitos magnéticos do material são extintos. Cada material possui um valor de temperatura característico para o qual são anulados os efeitos da imantação.
Qual a temperatura de um material que não possui características magnéticas?
- Cada material possui um valor de temperatura característico para o qual são anulados os efeitos da imantação. Para ferro e níquel, por exemplo, esses valores são, respectivamente, 7 °C. Por meio da imantação, um material que não possui características magnéticas pode tornar-se um ímã.