adplus-dvertising

Quais os fatores que determinam a presença de petróleo no subsolo?

Índice

Quais os fatores que determinam a presença de petróleo no subsolo?

Quais os fatores que determinam a presença de petróleo no subsolo?

A existência de acumulações de petróleo depende das características e do arranjo de certos tipos de rochas sedimentares no subsolo. ... Logo, a existência de uma bacia sedimentar não garante, por si só, a presença de jazidas de petróleo.

Quais as camadas que devem ser perfuradas até que seja alcançado o petróleo?

O processo de extração de petróleo varia muito, de acordo com a profundidade em que o óleo se encontra. Ele pode estar nas primeiras camadas do solo ou até milhares de metros abaixo do nível do mar.

Como pode ter ocorrido a formação do petróleo encontrado na bacia Potiguar?

Descoberta foi comprovada por análise de perfis e amostras de fluido. A Petrobras confirmou nesta terça-feira (17) a perfuração de um poço de extensão que comprovou a existência de petróleo na área de Pitu, localizada a 60 quilômetros do litoral do Rio Grande do Norte.

Como ocorre a formação de petróleo?

  • A formação de petróleo ocorre por pirólise de hidrocarbonetos em uma variedade de reações principalmente endotérmicas a alta temperatura e/ou pressão (Braun et al, 1993). Certos ambientes quentes ricos em nutrientes se formaram no planeta.

Qual a origem do petróleo?

  • As primeiras teorias que procuraram explicar a ocorrência do petróleo se baseavam em uma origem inorgânica. Entretanto, a cada dia seus defensores perdem espaço para outra teoria que postula uma origem orgânica, baseando-se principalmente na localização das jazidas petrolíferas como também do tipo de rocha em que o mesmo se encontra.

Por que o petróleo é gerado?

  • O petróleo é gerado nas bacias sedimentares a partir de matéria orgânica acumulada, juntamente com sedimentos inorgânicos, em ambientes deficientes em oxigénio. Esta acumulação faz-se, em geral, no fundo de lagos, lagunas ou mares com deficiente circulação da massa líquida junto ao fundo.

Qual o mecanismo principal da expulsão primária do petróleo?

  • Parece ser este o mecanismo principal da expulsão ou migração primária do petróleo, início duma longa jornada que, eventualmente, o levará a uma acumulação de onde poderá ser extraído.

Postagens relacionadas: