adplus-dvertising

O que caracteriza o fenômeno do multiculturalismo?

Índice

O que caracteriza o fenômeno do multiculturalismo?

O que caracteriza o fenômeno do multiculturalismo?

O multiculturalismo é um movimento social surgido nos estados unidos e tem como objetivos principais: a luta pelos direitos civis dos grupos dominados, excluídos por conta de não pertence a uma cultura e classe social considerada superior a euro americana, branco, letrado, masculino, heterossexual e cristão.

Quais são os principais fatores para o multiculturalismo?

As diferentes cores de pele, os diversos costumes compartilhados, diferentes de credos religiosos, tudo isso faz parte do conjunto multicultural. Entretanto, essa multiculturalidade não pode ser confundida com o mito da democracia racial, que afirma que há uma perfeita igualdade étnica no país.

Quais os objetivos do multiculturalismo quando de seu surgimento?

O multiculturalismo originou-se nos Estados Unidos, por volta do século XIX, cujo objetivo principal era o combate à discriminação racial, inclusive do negro, no país, com a organização de lutas pelos seus direitos civis.

Qual é a relação do multiculturalismo com a globalização?

Não é possível entender o multiculturalismo fora do contexto do fenômeno da globalização. ... Frente a esse fenômeno de hegemonização dos padrões culturais globais, as culturas tradicionais se fortaleceram, reagindo contra a massificação dos modos de ser.

Qual a característica do multiculturalismo?

  • Ao mesmo tempo, o crescimento das migrações e a travessia legal das fronteiras colaboram com a mistura de culturas e sociedades. Uma das principais características do multiculturalismo é que tende a combinar elementos de diversas culturas em uma nova e diferente expressão cultural.

Por que o multiculturalismo é nivelado?

  • Neste sentido, entende-se que o multiculturalismo é altamente nivelado, pois deixa de lado as representações discriminatórias que são geralmente provocadas por medo ou por desconhecimento do outro.

Como o multiculturalismo é levado em conta?

  • O multiculturalismo como conhecemos hoje precisa ser levado em conta no contexto da globalização, que permitiu a aproximação das pessoas por meio do desenvolvimento das tecnologias, seja elas da informação, sejam de transportes, que abreviaram distâncias.

Por que os protestos ao multiculturalismo?

  • Além disso, é normal que os protestos ao multiculturalismo afirmem que, em geral, este fenômeno não significa uma real integração de todas as culturas, mas um domínio mais ou menos vedado das culturas mais fortes sobre as mais fracas.

Postagens relacionadas: