Quais são as fases do complexo de Édipo?
Índice
- Quais são as fases do complexo de Édipo?
- Quando ocorre o complexo de Édipo?
- O que é o complexo de Édipo na teoria psicanalítica?
- Como funciona o complexo de Édipo?
- Como o complexo de Édipo é resolvido?
- Como se dá o complexo de Édipo?
- Quanto tempo dura o Complexo de Édipo?
- Como o Complexo de Édipo é resolvido?
- O que é complexo de Édipo negativo?
- O que é complexo de Édipo invertido?

Quais são as fases do complexo de Édipo?
fase fálica O complexo de Édipo é um conceito que foi defendido pelo psicanalista Sigmund Freud, que se refere a uma fase de desenvolvimento psicossexual da criança, chamada fase fálica, em que ela começa a sentir desejo por sua mãe e ódio e ciúme de seu pai.
Quando ocorre o complexo de Édipo?
Na teoria clássica da psicanálise, o complexo de Édipo ocorre durante o estágio fálico do desenvolvimento psicossexual (a idade de 3 até 6 anos), quando ocorre também a formação da libido e do ego; no entanto, pode se manifestar em idade mais precoce.
O que é o complexo de Édipo na teoria psicanalítica?
Na psicanálise, o Complexo (ou síndrome) de Édipo, é um conceito criado pelo psiquiatra austríaco Sigmund Freud (1856-1939). ... Esse amor, segundo a teoria psicanalítica, traduz um desejo incestuoso da criança com a mãe, numa fase denominada fálica, ou seja, dos 3 aos 6 anos.
Como funciona o complexo de Édipo?
O complexo de Édipo é um termo basicamente usado para descrever os sentimentos de um menino a sua mãe (atração) e ao seu pai (repulsa). Isto é, o desejo do menino pela mãe e o consequente ciúme que ele sente do pai. É como se o filho visse o pai como um rival, ao querer a atenção e afeto de sua mãe.
Como o complexo de Édipo é resolvido?
O Complexo de Édipo mal resolvido se inicia na fase fálica. É quando aparece o Complexo de Castração. O menino acha que será castrado pelo pai por desejar a mãe. ... Dessa forma, o menino se volta para o pai, se aliando à ele e entendendo que esta é a única forma de ultrapassar este conflito.
Como se dá o complexo de Édipo?
De acordo com a psicanálise, o Complexo de Édipo surge entre os 3 e 5 primeiros anos de vida da criança. A partir da relação que Freud faz com a lenda grega, nesta fase se desenvolve um “desejo incestuoso” da criança pela mãe, ao mesmo tempo que cria uma relação de conflito e disputa com o pai.
Quanto tempo dura o Complexo de Édipo?
cinco anos Complexo de Édipo: idade Cada tempo do mito edipiano tem idades diferentes que representam a maturidade da criança, tanto cognitiva quanto emocional. Via de regra, o período completo dura dos três aos cinco anos.
Como o Complexo de Édipo é resolvido?
O Complexo de Édipo mal resolvido se inicia na fase fálica. É quando aparece o Complexo de Castração. O menino acha que será castrado pelo pai por desejar a mãe. ... Dessa forma, o menino se volta para o pai, se aliando à ele e entendendo que esta é a única forma de ultrapassar este conflito.
O que é complexo de Édipo negativo?
Pressupõe-se a ansiedade como mais presente nos homens, e enquanto originada por sexualidade interiorizada na relação com o pai, ou seja, no Édipo negativo. Tem-se, desde o início, o Édipo positivo, com agressividade em relação ao pai, e, depois, o Édipo negativo, com sexualidade em relação ao pai.
O que é complexo de Édipo invertido?
Complexo de Electra (ou complexo de Édipo invertido) O conceito segue o mesmo parâmetro usado por Freud no complexo de Édipo feminino, no qual as meninas desenvolvem uma identificação com a mãe desejando, inconscientemente, eliminá-la para possuir o pai.