Para que serve espectrometria de absorção atômica?
Índice
- Para que serve espectrometria de absorção atômica?
- Quais são as vantagens e desvantagens da espectrometria de absorção atômica?
- Qual o princípio da espectroscopia de absorção molecular?
- Quais as aplicações da técnica de absorção atômica?
- Qual a necessidade de Monocromador em um sistema de espectroscopia atômica por absorção?
- Por que a emissão atômica é mais sensível à instabilidade da chama que a absorção atômica?
- O que é espectroscopia molecular?
- Qual a espectroscopia de absorção atômica?
- Quais são as espectrometrias de absorção?
- Qual a técnica de absorção atômica?
- Qual a espectroscopia de emissão atômica?

Para que serve espectrometria de absorção atômica?
O espectrômetro de absorção atômica é um equipamento que permite a análise quantitativa de elementos metálicos em soluções líquidas, gasosas e sólidas. Os componentes básicos de um espectrômetro incluem fonte de radiação, sistema de atomização, conjunto monocromador, detector e processador (Figura 3).
Quais são as vantagens e desvantagens da espectrometria de absorção atômica?
✓ Requer pequena quantidade de amostra; ✓ Em geral, não é necessário preparar a amostra; ✓ Dispensa a necessidade de pré-concentração da amostra; ✓ Sensibilidade muito maior em comparação à atomização na chama. ✓ A fonte de radiação usada na espectroscopia de absorção atômica é a lâmpada de catodo oco.
Qual o princípio da espectroscopia de absorção molecular?
As medidas espectroscópicas de absorção molecular na região do Ultravioleta-Visível (UV-Vis) baseiam-se nas interações da radiação com a matéria. ... A técnica consiste em passar luz pela amostra e medir a fração de luz que é absorvida.
Quais as aplicações da técnica de absorção atômica?
Considerada como uma técnica analítica bem sucedida, a espectrometria de absorção atômica (AAS - Atomic Absorption Spectrometry) é uma das mais utilizadas na determinação de elementos em baixas concentrações, que estão presentes numa variedade de amostras, sejam estas líquidas, sólidas, em suspensão, e até mesmo ...
Qual a necessidade de Monocromador em um sistema de espectroscopia atômica por absorção?
Diagrama esquemático de um espectrofotômetro de chama. ✓ Monocromador: na espectroscopia de absorção atômica, a função deste dispositivo é isolar a raia de ressonância de todas as raias que não são absor- vidas pelo elemento sob análise.
Por que a emissão atômica é mais sensível à instabilidade da chama que a absorção atômica?
Por que a emissão atômica é mais sensível à instabilidade da chama que absorção e à fluorescência atômica? ... Qualquer pequena alteração nas condições da chama influencia consideravelmente o número de espécies excitadas, embora essas alterações tenham um efeito muito menor sobre o número de espécies não excitadas.
O que é espectroscopia molecular?
A espectroscopia molecular trata da absorção de energia por átomos e moléculas sob irradiação por luz infravermelha, visível ou ultravioleta. ... Na espectroscopia óptica ou de raio X, as ondas são dispersas por um prisma ou uma grade de difração e o comprimento de onda é selecionado usando uma fenda.
Qual a espectroscopia de absorção atômica?
- A espectroscopia de absorção atômica (EAA) está baseada na propriedade de absorção da luz por átomos livres. Todos os átomos podem absorver luz, mas só em comprimentos de onda correspondentes aos requerimentos de energia do átomo em particular.
Quais são as espectrometrias de absorção?
- - FAAS: espectrometria de absorção atômica chama - GF AAS: espectrometria de absorção atômica com forno de grafite - HG AAS (geração de hidretos) - CV AAS (vapor frio) 4 Conceitos gerais
Qual a técnica de absorção atômica?
- Absorption Spectrometry) é a técnica mais utilizada para análises elementares em concentrações da ordem de mg/L, enquanto que a espectrometria de absorção atômica com atomização eletrotérmica em forno de grafite (ETAAS - do inglês Electrothermal Atomic
Qual a espectroscopia de emissão atômica?
- A espectroscopia de absorção atômica envolve a quantificação da energia absorvida de uma fonte de radiação incidente para a promoção de elétrons de elementos no estado fundamental. A espectroscopia de emissão atômica baseia-se na emissão de luz, com a relaxação de elétrons elementares dos estados excitados.