O que é ostomia permanente?
Índice
- O que é ostomia permanente?
- Como é realizada a ostomia?
- O que é bolsa de ostomia?
- Quando a ostomia é indicada?
- O que é colostomia e urostomia?
- Quanto tempo para reverter a colostomia?
- Quais as características de uma ostomia normal?
- Qual o objetivo da ostomia?
- Qual é o significado do termo ostomia?
- Como cuidar do pós-operatório da colostomia?
- Quais as complicações da colostomia?
- Quais são os cuidados do paciente colostomizado?

O que é ostomia permanente?
– Estomia permanente: é uma ostomia utilizada quando partes do reto, ânus e cólon foram removidas devido a doença ou tratamento de uma doença. Geralmente é feito a partir do intestino grosso (colostomia).
Como é realizada a ostomia?
Estomias intestinais (colostomia e ileostomia): são intervenções cirúrgicas realizadas tanto no cólon (intestino grosso) como no intestino delgado e consistem na exteriorização de um segmento intestinal através da parede abdominal, criando assim uma abertura artificial para a saída do conteúdo fecal.
O que é bolsa de ostomia?
A bolsa de colostomia é um instrumento médico, normalmente utilizado em pacientes que realizaram a cirurgia de colostomia. Esse procedimento, na maioria dos casos, é realizado em quem sofre de doenças inflamatórias no intestino, câncer intestinal e problemas de saúde que exigem a amputação do reto.
Quando a ostomia é indicada?
Sua realização é indicada quando haja alguma compressão, obstrução que esteja impedindo a excreção das fezes e urina naturalmente. Em casos de cirurgia de urgência no intestino pode ser que se precise confeccionar um estoma – colostomia ou ileostomia.
O que é colostomia e urostomia?
A colostomia é uma abertura criada cirurgicamente no cólon (intestino grosso) através do abdome. Seu objetivo é permitir que as fezes contornem a parte do cólon que está doente ou danificada.
Quanto tempo para reverter a colostomia?
Somente o médico poderá determinar se o paciente está em condições de fazer a cirurgia de reversão. De maneira geral, a realização do procedimento só será considerada se o paciente estiver com boa saúde e já recuperado da cirurgia inicial, o que pode levar cerca de três meses.
Quais as características de uma ostomia normal?
As características normais do estoma são: cor rosa avermelhado, brilhante, úmido, sangra ligeiramente se esfregado, ausência de sensação ao toque e elimina fezes ou urina sem controle voluntário. A pele ao redor do estoma deve ser íntegra, sem lesões, e ter cor igual à cor da pele do restante do abdome.
Qual o objetivo da ostomia?
A ostomia, mais conhecida como estomia, é uma cirurgia realizada com objetivo de construir um novo caminho para eliminar a urina e as fezes. É um procedimento que salva vidas.
Qual é o significado do termo ostomia?
- Ostomia é o termo genérico que descreve a abertura de um órgão oco do interior do organismo (digestivos, respiratórios, urinários) na superfície da pele 2, criando um estoma 3 (do grego: stóma = boca 4).
Como cuidar do pós-operatório da colostomia?
- Cuidados no pós-operatório da colostomia. É de extrema importância manter a bolsa de colostomia sempre limpa e lavar seu interior com água. Além disso, deve-se trocar a base adesiva ou a bolsa quando houver infiltração do efluente fecal sob a placa de resina, ou quando esta estiver descolando.
Quais as complicações da colostomia?
- As complicações da colostomia dependem de diversos fatores, como o local onde o estoma é feito na parede abdominal e da altura da colostomia. "Estomas planos trazem muitas complicações, em especial a dificuldade de se manter a bolsa aderida à pele e consequentes dermatites.
Quais são os cuidados do paciente colostomizado?
- Quais são os cuidados que o paciente colostomizado deve observar? Evitar carregar peso em excesso, que crie maior pressão intra-abdominal. Evitar exercícios ou atividades que exijam grande esforço. . Evitar alimentos ou bebidas que produzam muitos gases.