Em que se baseia a ética estóica?
Índice
- Em que se baseia a ética estóica?
- Qual é a principal ideia do estoicismo?
- O que os estoicos defendiam?
- Qual a função dos Prazeres na ética estóica?
- O que é a ética epicurista?
- Quais são as características do estoicismo?
- Quando surgiu o estoicismo?
- Em que os estoicos acreditavam?
- O que defendia o neoplatonismo?
- Quais são os princípios da pessoa estoica?
- Quais os princípios da filosofia estoica?
- Qual a origem do termo estoicismo?
- Como a escola estoica influenciou o desenvolvimento do cristianismo?

Em que se baseia a ética estóica?
O Estoicismo, baseado numa ética rigorosa de acordo com a leis da natureza, assegurava que o universo era governado por uma razão universal divina (Logos Divino). Dessa forma, para os estoicos, a felicidade era encontrada na dominação do homem ante suas paixões (considerada um vício da alma) em detrimento da razão.
Qual é a principal ideia do estoicismo?
O estoicismo propunha que os homens vivessem em harmonia com a natureza - o que, para eles, significava viver em harmonia consigo próprios, com a humanidade e com o universo. Para os estóicos, o universo era governado pela razão, ou logos, um princípio divino que permeava tudo.
O que os estoicos defendiam?
O estoicismo defende a ideia de que o universo decorre temporalmente por ciclos que se repetem quando os astros regressam às suas posições primordiais; cada ciclo é chamado grande ano. ... Para alcançar este fim, o sábio deve renunciar às suas paixões; a esta renúncia chamam os estoicos ataraxia ou apatia.
Qual a função dos Prazeres na ética estóica?
O fim supremo da vida é o prazer sensível; critério único de moralidade é o sentimento. O único bem é o prazer, como o único mal é a dor; nenhum prazer deve ser recusado, a não ser por causa de conseqüências dolorosas, e nenhum sofrimento deve ser aceito, a não ser em vista de um prazer, ou de nenhum sofrimento menor.
O que é a ética epicurista?
O epicurismo é umas das escolas do período helenístico, tendo como doutrina a busca pelo prazer como fim primeiro e último para se alcançar a felicidade e a paz de espírito. Considerado por muitos como uma ética ateísta, carrega traços ascéticos e estado de vida austero.
Quais são as características do estoicismo?
Características do estoicismo
- Virtude é o único bem e caminho para a felicidade;
- Indivíduo deve negar os sentimentos externos;
- O prazer é indiferente ao homem sábio;
- Universo governado por uma razão universal natural;
- Valorização da apatheia (indiferença);
Quando surgiu o estoicismo?
Essa doutrina surgiu na Grécia Antiga, no século IV a.C, durante o período helenístico (III e II a.C). Baseado nas leis da natureza, o estoicismo foi fundado pelo filósofo grego Zenão de Cítio ou Zênon de Cítion (3 a.C), e perdurou até III d.C, espalhando-se não só pela Grécia mas em Roma também.
Em que os estoicos acreditavam?
Estoicismo é uma escola e doutrina filosófica que surgiu na Grécia Antiga, que preza a fidelidade ao conhecimento e o foco em tudo aquilo que pode ser controlado somente pela própria pessoa, desprezando todos os tipos de sentimentos externos, como a paixão e os desejos extremos.
O que defendia o neoplatonismo?
O neoplatonismo defendia uma visão monista de mundo, ou seja, suas doutrinas giravam em torno da plenitude de um ser único: Deus (ou o Uno). Veja a seguir algumas características dessa corrente filosófica: Monismo: em oposição ao dualismo platônico, a corrente neoplatônica defende a existência um ser Uno e criador.
Quais são os princípios da pessoa estoica?
- A partir desses princípios é possível entender que uma pessoa estoica é aquela que não se deixa levar por crenças, paixões e sentimentos que são capazes de tirar a racionalidade de uma pessoa na hora de agir, como desejos, dor, medo e prazer.
Quais os princípios da filosofia estoica?
- O estoicismo também ensina a manter uma mente calma e racional, independente do que aconteça. Ensina que isso ajuda o ser humano a reconhecer e se concentrar naquilo que pode controlar e a não se preocupar e aceitar o que não pode controlar. Os princípios da filosofia estoica, que norteiam os seguidores da doutrina, são:
Qual a origem do termo estoicismo?
- Etimologicamente, o termo estoicismo surgiu a partir da expressão grega stoà poikile, que significa “Pórtico das Pinturas”, o local onde o fundador desta doutrina filosófica ensinava os seus discípulos em Atenas. O estoicismo é dividido em três principais períodos: ético (antigo), eclético (médio) e religioso (recente).
Como a escola estoica influenciou o desenvolvimento do cristianismo?
- Além disso, a escola estoica influenciou o desenvolvimento do Cristianismo a partir do conceito de providência. Para ambos, há uma raão universal divina que regula tudo o que existe. A aceitação dessa providência, para os estoicos, fica a cargo da vontade orientada pela razão e a união do indivíduo com a natureza.