Onde a hanseníase provoca lesões?
Índice
- Onde a hanseníase provoca lesões?
- O que a hanseníase provoca?
- Como age a hanseníase?
- Quais as principais alterações ocorrem no paciente que faz tratamento para hanseníase?
- Qual a parte do sistema nervoso que a hanseníase ataca?
- Quais são as sequelas da hanseníase?
- Qual o meio de transmissão da hanseníase?
- Qual o agente etiológico é a forma de transmissão da hanseníase?

Onde a hanseníase provoca lesões?
A hanseníase é uma doença crônica e transmissível causada por uma bactéria que afeta a pele e os nervos periféricos, levando a alterações na sensibilidade e força muscular. As lesões causadas pela doença podem ser altamente incapacitantes.
O que a hanseníase provoca?
A hanseníase é uma doença crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que pode afetar qualquer pessoa. Caracteriza-se por alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos e pode gerar incapacidades permanentes.
Como age a hanseníase?
A hanseníase acomete os nervos periféricos, o que pode desencadear incapacidades físicas permanentes. Essa doença acomete principalmente a pele e os nervos periféricos, no entanto, pode afetar também órgãos internos, como testículos, fígado, entre outros.
Quais as principais alterações ocorrem no paciente que faz tratamento para hanseníase?
Diminuição sensibilidade e/ou da força muscular da face, mãos e pés, devido à inflamação de nervos, que nesses casos podem estar engrossados e doloridos. Úlceras de pernas e pés. Caroços (nódulos) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos. Febre, edemas e dor nas juntas.
Qual a parte do sistema nervoso que a hanseníase ataca?
“A bactéria que causa hanseníase [Mycobacterium leprae] gosta do nervo periférico. Não do sistema nervoso central. Não leva à convulsão, nem à dor de cabeça, nem ao acidente vascular cerebral (AVC), que as pessoas chamam de derrame.
Quais são as sequelas da hanseníase?
Quando não tratada, a hanseníase pode levar à cegueira e incapacitações de membros superiores e inferiores, pois o paciente perde a sensibilidade, facilitando a ocorrência de traumas e lesões repetitivas.
Qual o meio de transmissão da hanseníase?
Como a hanseníase é transmitida? A transmissão ocorre quando uma pessoa com hanseníase, na forma infectante da doença, sem tratamento, elimina o bacilo para o meio exterior, infectando outras pessoas suscetíveis, ou seja, com maior probabilidade de adoecer.
Qual o agente etiológico é a forma de transmissão da hanseníase?
A hanseníase é uma doença crônica, que pode ser transmitida de uma pessoa para outra e que apresenta como agente etiológico uma bactéria, o Mycobacterium leprae, conhecida como bacilo de Hansen.