adplus-dvertising

O que é o racionalismo moderno?

Índice

O que é o racionalismo moderno?

O que é o racionalismo moderno?

Foi uma das correntes filosófico-científicas do homem da Idade Moderna. Para o Racionalismo, o homem pode chegar pela razão, a verdades de valor absoluto. ... Por isso, não se prendia aos fatos ou ao mundo sensível, mas afirmava que a razão humana poderia transcender e chegar ao conhecimento de realidades transcendentes.

O que é o racionalismo ético?

Resumo: A Ética Racionalista de Antônio Sérgio e Raul Proença é um estudo que se debruça sobre o primado ético que os dois filósofos defendem na suas obras. ... No fundo, visa-se discutir o substrato ético das suas teorias sociais e políticas. Palavras-chave: Antônio Sérgio; Raul Proença; Racionalismo; Ética; Democracia.

O que é racionalismo a partir do pensamento de Descartes?

René Descartes é responsável pelo desenvolvimento do racionalismo cartesiano, segundo o qual o homem não pode alcançar a verdade pura através de seus sentidos: as verdades residem nas abstrações e em nossa consciência, na qual habitam as ideias inatas.

Qual a tese do racionalismo?

  • O racionalismo admite a tese inatista, a qual defende que o conhecimento parte de impressões inatas que acompanham todos os seres humanos, os quais são dotados da capacidade racional desde o seu nascimento.

Qual foi a origem do racionalismo?

  • O racionalismo foi uma corrente filosófica muito importante da Modernidade. Como concepção de conhecimento filosófico, o racionalismo começa a tomar corpo durante o Renascentismo, mas as suas primeiras origens podem remontar à filosofia grega, com as teses idealistas platônicas e a concepção do princípio da causalidade.

Quem são os filósofos racionalistas?

  • São considerados filósofos racionalistas Descartes, Spinoza e Leibniz. Veja mais: Filosofia Moderna: o período da história da filosofia em que se destacou o racionalismo. René Descartes, filósofo e matemático francês, é considerado o primeiro grande racionalista. Características do racionalismo.

Quem foi o pai da ética?

  • Sendo assim, Sócrates foi considerado o pai da ética, pois foi o primeiro a se aprofundar nesse assunto. Parte de sua filosofia era a construção do homem, tendo então como visão a constituição de Virtudes fundamentais para que o homem atingisse a plena felicidade.

Postagens relacionadas: