Onde ocorre a formação do granizo?
Índice
- Onde ocorre a formação do granizo?
- Qual é o estado físico da neve e do granizo?
- O que leva a chover granizo?
- Qual o maior granizo do mundo?
- Porque às vezes chove gelo?
- Qual é o fenômeno do granizo?
- Como se forma o granizo?
- Por que não confundir granito e granizo?
- Qual a forma de precipitação do granizo?

Onde ocorre a formação do granizo?
As gotas de água que se evaporam dos rios, mares e da superfície terrestre, quando chegam às nuvens e encontram temperaturas abaixo de -80°C, viram gelo. Congelado, o vapor de água fica com mais peso do que a nuvem pode aguentar e cai, em forma de pedra de gelo, que chamamos de granizo.
Qual é o estado físico da neve e do granizo?
A água em seu estado líquido não possui forma própria, ela assume o formato do recipiente na qual estiver contida. Já no seu estado sólido, tem forma regular e pode ser encontrada na forma de gelo, icebergs, neve e granizo. No estado gasoso, a água também não tem forma própria.
O que leva a chover granizo?
Quando essa nuvem forma-se na atmosfera em temperaturas extremamente baixas, a precipitação da chuva, ou de parte dela, acontece na forma de pequenos pedaços de gelo, que chamamos de granizo. Isso acontece pela rápida mudança de estado físico da água: de gasoso para sólido.
Qual o maior granizo do mundo?
Ainda assim, o possível recorde mundial não é dos Estados Unidos, e sim da América do Sul: Um estudo de 2020 documentou uma pedra de granizo com quase 24 cm de diâmetro que caiu na província de Córdoba, na Argentina, em 8 de fevereiro de 2018. Esta é possivelmente a maior pedra de granizo já registrada no planeta.
Porque às vezes chove gelo?
Como ocorre em uma precipitação de qualquer nuvem cumulonimbus, o granizo começa como gotas de água. Com a ascensão dessas gotas e a temperatura abaixo de zero, a água se congela quando entra em contato com os chamados núcleos de condensação.
Qual é o fenômeno do granizo?
- O fenômeno atmosférico do granizo é formado em um tipo específico de nuvem chamada de “cumulonimbus”. Esse tipo específico de nuvem costuma ter um grande desenvolvimento vertical, podendo atingir até 1.600 metros. Considera-se este tipo de nuvem como de risco para a ocorrência de fenômenos como neve, chuva, granizo, raios e até mesmo tornados.
Como se forma o granizo?
- O granizo forma-se a partir de uma nuvem muito específica que recebe o nome de cumulonimbus, que costuma aparecer nas áreas tropicais e quentes. Essa nuvem tem como característica o fato de ela ser muito “esticada” no sentido horizontal, com uma altura que possui, aproximadamente, 1600 metros da sua base até o seu ponto mais alto.
Por que não confundir granito e granizo?
- O maior problema refere-se aos danos causados, como prejuízos materiais em casas, carros e outros. Mas, por via das dúvidas, quando você perceber que está começando a chover granizo, é melhor procurar um local seguro para abrigar-se. É importante não confundir granitoe granizo, pois são termos diferentes!
Qual a forma de precipitação do granizo?
- O granizo é uma forma de precipitação, que é um fenômeno meteorológico caracterizado pela queda de água do céu. Além do granizo, existe ainda a precipitação de neve e de chuva. Ao contrário da chuva, esse tipo de precipitação é caracterizada pela queda de pedras de gelo do céu (Foto: depositphotos)