Em quais espaços a dança pode acontecer?
Índice
- Em quais espaços a dança pode acontecer?
- Onde a dança aconteceu?
- O que é espaço na dança?
- Como a dança acontece?
- Em quais locais e ambientes a dança pode ser manifestada?
- Qual é a principal característica das danças em espaços urbanos?
- Para que serve o espaço na dança?
- Quais são os espaços específicos para dançar?
- Porque é que as pessoas dançam?
- Como trabalhar o espaço na dança?
- Como se desenvolve a dança contemporânea?
- Quando é a aula de dança contemporânea?

Em quais espaços a dança pode acontecer?
As danças tradicionais ocorrem, geralmente, em um ambiente ligado a cultura de um povo, como no centro de uma tribo ou nas ruas de algumas cidade especifica. Já as danças criativas podem ocorrer em qualquer ambiente, desde um salão de dança até uma calçada qualquer.
Onde a dança aconteceu?
As danças em grupo foram praticadas desde as primeiras civilizações, em rituais religiosos. Aperfeiçoaram-se até possuir ritmo, passos e roupas determinados. No Egito, por volta de 2000 a.C., dançava-se em homenagem aos deuses. Na Grécia Clássica, a dança era relacionada aos jogos olímpicos.
O que é espaço na dança?
Refere-se ao trajeto do corpo, do início ao fim. No espaço existe a cinesfera ou Kinesfera (espaço individual do corpo que se movimenta), cujo limite de abrangência é dada pela extensão ou flexão dos membros superiores e inferiores.
Como a dança acontece?
A Dança é a arte de mexer o corpo, através de uma cadência de movimentos e ritmos, criando uma harmonia própria. ... Não é somente através do som de uma música que se pode dançar, pois os movimentos podem acontecer independente do som que se ouve, e até mesmo sem ele.
Em quais locais e ambientes a dança pode ser manifestada?
Atualmente, a dança manifesta-se nas ruas, em eventos como vídeo-clip ou em qualquer outro ambiente em que for contextualizado o propósito artístico.
Qual é a principal característica das danças em espaços urbanos?
É importante que percebam que as Danças urbanas possuem as seguintes características: movimentos fortes, sincronizados harmoniosos, rápidos, ora simétricos, ora assimétricos, fazendo uso das pernas, cabeça e ombros, coreografados, com músicas que possuem uma “batida forte”.
Para que serve o espaço na dança?
Na dança temos de saber conjugar os nossos movimentos com o espaço que temos e queremos utilizar. E algo que se desenvolve nas aulas de dança contemporânea é a percepção do espaço como explica a professora Ana Montalvão. Depende da consciência do nosso espaço e do espaço das outras pessoas. ...
Quais são os espaços específicos para dançar?
Existem espaços como a sala de ensaio, o estúdio ou academia de dança e o palco teatral que são específicos para o treinamento e as apresentações de dança. Contudo, é possível dançar em qualquer lugar, pois a dança não se restringe a apenas esses espaços.
Porque é que as pessoas dançam?
A resposta para a pergunta “por que dançamos?” está em nossa evolução. Há algum tempo atrás a dança era relacionada com a capacidade de sobrevivência. De acordo com uma pesquisa, dançar era a forma com que nossos parentes Neandertais se comunicavam e criavam laços de amizade durante tempos difíceis.
Como trabalhar o espaço na dança?
- O espaço na Dança. Na dança temos de saber conjugar os nossos movimentos com o espaço que temos e queremos utilizar. E algo que se desenvolve nas aulas de dança contemporânea é a percepção do espaço como explica a professora Ana Montalvão. Acontece em qualquer dança: podemos trabalhar o espaço de forma concreta e específica, ...
Como se desenvolve a dança contemporânea?
- E algo que se desenvolve nas aulas de dança contemporânea é a percepção do espaço como explica a professora Ana Montalvão. Acontece em qualquer dança: podemos trabalhar o espaço de forma concreta e específica, em diagonal por exemplo, ou utilizando o todo o espaço disponível.
Quando é a aula de dança contemporânea?
- Depende da consciência do nosso espaço e do espaço das outras pessoas. Venha experimentar uma aula de Dança Contemporânea na Culturdança! Aos sábados das 18h30 às 20h00. Notificar-me de novos comentários via e-mail.