adplus-dvertising

Em que casos o uso da vírgula é facultativo?

Índice

Em que casos o uso da vírgula é facultativo?

Em que casos o uso da vírgula é facultativo?

O uso da vírgula é facultativo no início ou meio da oração, quando o adjunto adverbial for apenas um advérbio.

É fato que tem vírgula?

A forma correta de escrita da expressão é de fato, escrita de forma separada. A palavra defato não existe. A expressão de fato é usada para reforçar uma afirmação, indicando que alguma coisa acontece de verdade, a sério, com efeito.

Como usar vírgula sem errar?

5 Dicas para você não errar mais o uso da vírgula

  1. A presença da vírgula pode expressar uma ideia oposta.
  2. Pode restringir a ação para um sujeito.
  3. O almoço do dia é arroz, feijão, salada e strogonoff.
  4. Quando a indicação do tempo, modo ou lugar estiver deslocada para o início da frase, deve ser utilizada a vírgula.

Tem vírgula depois de isso ocorre?

Não, no caso apresentado não se deve usar a vírgula entre «Ocorre que» e «o sobredito delito», porque «o sobredito delito» funciona como sujeito da oração anterior.

Quando não devemos utilizar a vírgula de acordo com a gramática?

Quando NÃO usar a vírgula: 1) Para separar sujeito e predicado: O tapete persa (sujeito, ser de quem se diz alguma coisa) nos serviu de cama durante muitos anos (predicado, tudo o que se diz do sujeito). 2) Entre verbo e complemento: ... O homem deve obedecer (verbo) a princípios éticos (complemento do verbo).

O que a vírgula separa?

A vírgula é uma pontuação usada para separar expressões em uma frase, enfatizar e impedir ambiguidades. ... Dentre os seus usos obrigatórios incluem a separação de elementos que podem ser listados; de explicações que estão no meio da frase; de adjuntos adverbiais de tempo, modo e lugar; e de orações independentes.

Como fazer uma frase usando a vírgula?

Quando a frase começar com indicação de tempo, lugar ou modo deve-se iniciar a frase com a vírgula. Exemplos: Aqui dentro, a sensação térmica é de 35º. “Aqui dentro” é uma expressão que indica “lugar”.

Quando não se usar vírgula?

Quando NÃO usar a vírgula: 1) Para separar sujeito e predicado: O tapete persa (sujeito, ser de quem se diz alguma coisa) nos serviu de cama durante muitos anos (predicado, tudo o que se diz do sujeito). 2) Entre verbo e complemento: O presidente mudou (verbo) os planos de viagem (complemento do verbo).

Qual o uso facultativo da vírgula?

  • Uso facultativo da vírgula. O uso da vírgula é facultativo no início ou meio da oração, quando o adjunto adverbial for apenas um advérbio. Ontem, fomos ao cinema ver um filme de comédia. Ontem fomos ao cinema ver um filme de comédia.

Qual o uso da vírgula?

  • Uso da Vírgula A vírgula é um sinal de pontuação que, ao promover a separação de termos, frases ou orações, contribui para uma transmissão mais exata das ideias do autor do texto.

Como usar a vírgula na empresa?

  • Por exemplo: Ele foi promovido, pois se dedicou à empresa. Agora que você já sabe como usar a vírgula, veja esse post e entenda a diferença entre o uso de vírgula e o uso de ponto e vírgula. A língua portuguesa já é complexa, com a mudança da norma ortográfica ficou ainda mais fácil se confundir.

Qual a melhor alternativa para usar a vírgula?

  • Alternativa “c”. Essa alternativa, além de empregar adequadamente a vírgula, é a única que preserva os efeitos de sentido pretendidos pelo autor. Alternativa “b”. Em ambas as situações a vírgula está sendo empregada para separar o aposto, circunstância em que seu uso é obrigatório.

Postagens relacionadas: