Em que contexto a obsolescência programada surgiu?
Índice
- Em que contexto a obsolescência programada surgiu?
- Quem criou a obsolescência programada?
- O que é o conceito de obsolescência programada?
- Como e por que se popularizou a obsolescência programada?
- Qual a relação da obsolescência programada é a economia?
- Quais os perigos da obsolescência programada?
- O que é consumismo e obsolescência programada?
- O que é obsolescência programada explique e dê exemplo?
- Qual é o argumento usado pelas empresas sobre a obsolescência programada?
- Qual é a realidade da obsolescência programada?
- Quais são os campeões da obsolescência programada?
- Quais são os exemplos desse tipo de obsolescência?
- Será que a obsolescência programada é ultrapassada?

Em que contexto a obsolescência programada surgiu?
década de 1920 A obsolescência programada foi criada na década de 1920, pelo então presidente da General Motors, Alfred P. Sloan. Ele procurou atrair os consumidores a fazerem constantes substituições, tendo como apelo a mudança anual de modelos e acessórios de seus veículos.
Quem criou a obsolescência programada?
General Motors Alfred Sloan Segundo o Wikipedia, em 1920 o então presidente da General Motors Alfred Sloan criou o conceito da obsolescência programada ao mudar anualmente modelos e acessórios de carros para que o consumidor comprasse novos veículos antes do necessário.
O que é o conceito de obsolescência programada?
A obsolescência programada ocorre quando um produto vem de fábrica com a predisposição a se tornar obsoleto ou parar de funcionar após um período específico de uso – geralmente um tempo curto. Dessa forma, as empresas lançam produtos no mercado para que sejam rapidamente descartados e substituídos por outros.
Como e por que se popularizou a obsolescência programada?
A obsolescência programada surgiu há quase cem anos, no coração da indústria automobilística. Em 1924, diante de uma das primeiras crises de estagnação da venda de carros novos, Alfred Sloan Jr, executivo-chefe da General Motors, teve a ideia de mudar, a cada ano, algumas das características dos modelos fabricados.
Qual a relação da obsolescência programada é a economia?
A obsolescência planejada é uma tecnologia a serviço do capital. ... Esse modelo de sociedade baseada na estratégia da obsolescência planejada está sendo determinante no esgotamento dos recursos naturais (que ocorre na etapa da produção) e no excesso de resíduos (que ocorre na etapa do consumo e do descarte).
Quais os perigos da obsolescência programada?
Tal prática tem consequências devastadoras. Os consumidores são constantemente forçados a jogar fora aparelhos e peças que deixaram de funcionar e comprar novos. E a mentalidade do descarte significa mais lixo eletrônico de países industrializados se acumulando em aterros de países em desenvolvimento.
O que é consumismo e obsolescência programada?
Obsolescência Programada, também chamada de obsolescência planejada, é quando um produto lançado no mercado se torna inutilizável ou obsoleto em um período de tempo relativamente curto de forma proposital, ou seja, quando empresas lançam mercadorias para que sejam rapidamente descartadas e estimulam o consumidor a ...
O que é obsolescência programada explique e dê exemplo?
Obsolescência programada (ou planejada) significa reduzir a vida útil de um produto para aumentar o consumo de versões mais recentes. ... Os equipamentos eletrônicos são campeões da prática de obsolescência programada. Por exemplo, os computadores pessoais.
Qual é o argumento usado pelas empresas sobre a obsolescência programada?
Defensores da obsolescência programada alegam que a prática, sem abusos excessivos, faz com que o mundo siga funcionando nos moldes que conhecemos, sendo uma fonte de criação de empregos, já que, com a alta demanda por novos produtos, as fábricas precisam estar sempre bem munidas de pessoal qualificado.
Qual é a realidade da obsolescência programada?
- Para as indústrias, é o progresso tecnológico que determina a renovação. A realidade é que com a obsolescência programada os produtos se tornam ultrapassados e quando não são reciclados começam a gerar um grave problema ambiental e social, com os lixões. Data de atualização: 13.
Quais são os campeões da obsolescência programada?
- Os equipamentos eletrônicos são campeões da prática de obsolescência programada. Por exemplo, os computadores pessoais. Após determinado período começam a ficar extremamente lentos e já não funcionam como era esperado ou se tornam obsoletos. Com isso, a economia não para de crescer.
Quais são os exemplos desse tipo de obsolescência?
- Os exemplos mais importantes desse tipo de obsolescência são encontrados na indústria de moda e automóveis. A obsolescência programada como prática comum dos processos industriais tem sérias conseqüências para o meio ambiente e a sociedade. Incêndio em aterro sanitário de Agbogbloshie (Gana).
Será que a obsolescência programada é ultrapassada?
- A realidade é que com a obsolescência programada os produtos se tornam ultrapassados e quando não são reciclados começam a gerar um grave problema ambiental e social, com os lixões. Data de atualização: 13. Este conteúdo foi útil?