O que é pena de interdição temporária de direitos?
Índice
- O que é pena de interdição temporária de direitos?
- Quais as penas de interdição de direitos previstas no Código Penal?
- O que é uma pena alternativa?
- Como funciona a ação de interdição?
- Quando a condenação for igual ou inferior a um ano a substituição pode ser feita por multa ou por uma pena restritiva de direitos se superior a um ano a PPL pode ser substituída por uma pena restritiva de direitos e multa ou por duas restritivas de direitos Ressaltando-se que o não?
- Como consiste a interdição temporária de direitos?
- Qual a nova modalidade de interdição de direitos?
- Quais as penas restritivas de direitos?
- Quando são aplicadas as penas privativas de liberdade?

O que é pena de interdição temporária de direitos?
Interdição temporária de direitos A interdição de direitos impede que a pessoa condenada exerça qualquer função, cargo ou atividade pública – inclusive cargos eletivos – além de qualquer trabalho que dependa de habilitação especial ou autorização (como é o caso de médicos, advogados e engenheiros, por exemplo).
Quais as penas de interdição de direitos previstas no Código Penal?
Art. 10. As penas de interdição temporária de direito são a proibição de o condenado contratar com o Poder Público, de receber incentivos fiscais quaisquer outros benefícios, bem como de participar de licitações, pelo prazo de cinco anos, no caso de crimes dolosos, e de três anos, no de crimes culposos.
O que é uma pena alternativa?
Alternativas Penais São penas restritivas de direito alternativas à privação de liberdade, que possuem caráter educativo e que traz benefícios à sociedade. Trata-se de medidas que são aplicadas à infratores que cometeram crimes de baixo potencial ofensivo, sem privá-los do convívio social.
Como funciona a ação de interdição?
O que é interdição judicial? A interdição é um ato judicial declaratório da incapacidade de certo indivíduo em relação a certos atos da vida civil. Simplificando, a interdição declara que uma pessoa perdeu a capacidade de fazer certas coisas atribuindo os motivos disso.
Quando a condenação for igual ou inferior a um ano a substituição pode ser feita por multa ou por uma pena restritiva de direitos se superior a um ano a PPL pode ser substituída por uma pena restritiva de direitos e multa ou por duas restritivas de direitos Ressaltando-se que o não?
§ 2o Na condenação igual ou inferior a um ano, a substituição pode ser feita por multa ou por uma pena restritiva de direitos; se superior a um ano, a pena privativa de liberdade pode ser substituída por uma pena restritiva de direitos e multa ou por duas restritivas de direitos.
Como consiste a interdição temporária de direitos?
- A Interdição Temporária de Direitos também consiste em pena alternativa à prisão, que consubstancia-se na proibição dada ao condenado, de em tempo igual ao da pena restritiva de liberdade decretada em sentença, ser privado de exercer atividade pública, assim como mandado eletivo; exercício de atividade ou profissão que necessite de ...
Qual a nova modalidade de interdição de direitos?
- O acréscimo do inciso V ao artigo 47 do Código Penal, pela Lei n.º 12.550/2011, estabeleceu nova modalidade de interdição temporária de direitos, consistente na proibição de “inscrever-se em concurso público, avaliação ou exame público”.
Quais as penas restritivas de direitos?
- As penas restritivas de direitos são: I – prestação pecuniária; II – perda de bens e valores; III – (vetado), IV – prestação de serviço à comunidade ou a entidades públicas; V – interdição temporária de direitos, VI – limitação de fim de semana.
Quando são aplicadas as penas privativas de liberdade?
- Essas penas são aplicadas para aqueles crimes cuja condenação sejam superiores a seis meses de privação de liberdade. Caso a pena substituída ser superior a um ano, o condenado poderá cumprir a pena em menor tempo, desde que não seja por tempo inferior à metade da pena privativa de liberdade.