adplus-dvertising

Quais são as principais características da filosofia Patrística?

Índice

Quais são as principais características da filosofia Patrística?

Quais são as principais características da filosofia Patrística?

Ouça em voz altaPausarÉ um período de transição da Antiguidade para a Idade Média. Porém, é considerada a primeira fase da filosofia medieval por causa do cristianismo. Sua principal característica era a defesa da fé contra os pagãos e hereges, além da expansão do Cristianismo na Europa.

O que significa a palavra Patristica?

Ouça em voz altaPausarSignificado de Patrística Ideologia ou ciência que se dedica ao estudo da doutrina dos Santos Padres da Igreja Católica; história ou qualquer narrativa que tem por base essa ideologia.

Em que consistiu a patrística qual era seu objetivo é possível conciliar fé e razão?

Ouça em voz altaPausarO principal nome da Patrística foi Santo Agostinho. Na prática, essa tradição se baseou na filosofia Platônica, com o objetivo muito claro de associar o pensamento cristão à racionalidade filosófica, esvaziando os críticos, que acusavam a Igreja de misticismo, de seus argumentos.

Quais os filósofos da patrística?

Ouça em voz altaPausarOs principais pensadores da Patrística Latina são: Minúcio Felix (séculos II-III), Tertuliano (séculos II-III), Ambrósio (século IV), bispo de Milão; Jerônimo (séculos IV-V); Santo Agostinho (séculos IV-V); e Boécio (séculos IV-V).

O que significa a palavra patrística?

Ouça em voz altaPausarSignificado de Patrística Ideologia ou ciência que se dedica ao estudo da doutrina dos Santos Padres da Igreja Católica; história ou qualquer narrativa que tem por base essa ideologia.

O que caracteriza a patrística?

Ouça em voz altaPausarPatrística é a filosofia cristã nos três primeiros séculos, elaborada pelos primeiros Pais Apostólicos da Igreja ou Santos Padres; consiste na elaboração doutrinal das verdades de fé do cristianismo e, na sua defesa contra os ataques dos pagãos e dos hereges.

Quais as principais características da filosofia escolástica?

Ouça em voz altaPausarEscolástica foi uma corrente filosófica da Idade Média. - A principal característica da escolástica, estrutura de pensamento e conhecimento, é a integração entre a razão (de base greco-romana) com a fé cristã (baseda na Bíblia). Porém, vale ressaltar que para os filósofos escolásticos, a fé devia se sobrepor à razão.

Qual foi o período de desenvolvimento da filosofia cristã?

  • A Patrística foi um período de desenvolvimento da Filosofia Cristã. Nos primeiros séculos, o Cristianismo era alvo de conflitos com pagãos e hereges. Então, buscou defender a fé e a Doutrina Católica usando os conceitos da Filosofia Grega, principalmente a de Platão.

Quais são os conceitos da patrística?

  • São eles: criação do mundo; ressurreição e encarnação; corpo e alma; pecados; livre arbítrio; predestinação divina. Santo Agostinho (354-430) foi teólogo, bispo, filósofo e o principal expoente da Patrística. Seus estudos estiveram voltados para a luta do bem e do mal (maniqueísmo), bem como do neoplatonismo.

Quais são as bases da filosofia grega?

  • Ao tecer uma análise criteriosa das bases do pensamento cristão, dos dogmas cristãos e de uma certa concepção teológica, podemos encontrar traços platônicos e elementos da Filosofia Grega.

Qual a origem da doutrina filosófica da Igreja?

  • Por isso, essa doutrina filosófica foi representada pelo pensamento dos Padres da Igreja, que aos poucos auxiliaram na construção da teologia cristã. Baseada na filosofia grega, os filósofos desse período tinham como objetivo central compreender a relação entre a fé divina e o racionalismo científico.

Postagens relacionadas: