adplus-dvertising

O que é o juízo estético?

Índice

O que é o juízo estético?

O que é o juízo estético?

O juízo estético, de caráter reflexionante, relaciona a faculdade da imaginação (que é a faculdade que auxilia, como que num intermédio entre a intuição e o entendimento, o modo como em seguida o entendimento compõe e organiza o múltiplo da intuição) ao modo de disposição do ânimo do sujeito diante do qual o objeto se ...

O que Kant pensa sobre o belo?

Segundo Kant, o belo resulta da concordância harmoniosa entre uma forma sensível imaginada para exprimir uma ideia, e um ideia concebida para ser expressa por uma forma. O belo será o que satisfaz o voo livre da imaginação, sem estar em desacordo com as leis da Verstand.

O que torna possível a universalidade dos juízos estéticos?

É na satisfação de cada sujeito afetado pela forma do objeto que ocorre a universalidade do juízo estético, conseqüentemente, é para o sentimento de prazer, em seu estado puro, que é preciso encontrar o novo princípio a priori exaustivamente buscado por Kant.

Que tipo de justificação tem os juízos estéticos?

Juízos estéticos, por exemplo, não obrigam ou exigem das pessoas que eles sejam seguidos, nem mesmo impõem sanções e consequências aos que não os obedecem; ao contrário dos juízos morais que, por sua vez, necessitam de justificação.

O que é o sublime para Kant?

O Sublime kantiano matemático é aquilo que é absolutamente grande, magnitudo, grandeza que precede a própria quantidade (quantitas), que é uma categoria do entendimento. A possibilidade do sublime indica a potência de sermos capazes, por meio da razão, de pensar o infinito como um todo.

Como Kant pensa a questão do belo Quais são as características do belo?

“Beleza é a forma da conformidade a fins de um objeto, na medida em que ela é percebida nele sem representação de um fim.” (KANT, 1995, p. 82). Quando o sujeito contempla o belo, somente pode dizer se algo é belo se ele sentir por meio da percepção a complacência, isto é, a harmonia dos sentidos manifestados no objeto.

Quais são os juízos analíticos e sintéticos em Kant?

  • Juízos analíticos e sintéticos em Kant, a priori e a posteriori. Juízos analíticos e sintéticos em Kant, a priori e a posteriori.

Como podemos justificar os nossos juízos estéticos?

  • Preconceitos e modas também influenciam os juízos de gosto. Podemos justificar racionalmente os nossos juízos estéticos. Não sendo um objectivista, Kant tentou mostrar em que consistiria a objectividade ou universalidade do juízo estético.

Quais são os juízos estéticos de uma peça?

  • Exemplo: Um concerto, Uma dança, uma peça, um filme, um pôr do sol. Objectos sobre os quais podemos emitir juízos estéticos como:“É Belo!”, “Emocionou-me!”, “ A 9ª sinfonia é uma obra-prima!” A experiência estética pode decorrer da contemplação ou da produção/criação de um objecto.

Quais são os objectos estéticos?

  • Objectos estéticos são os objectos encarados na sua forma, harmonia,cor que afectam a nossa sensibilidade estética. Exemplo: Um concerto, Uma dança, uma peça, um filme, um pôr do sol. Objectos sobre os quais podemos emitir juízos estéticos como:“É Belo!”, “Emocionou-me!”, “ A 9ª sinfonia é uma obra-prima!”

Postagens relacionadas: