Em que contexto histórico se manifesta o hip hop?
Índice
- Em que contexto histórico se manifesta o hip hop?
- Como o hip hop se desenvolve?
- Em que contexto o Hip Hop ganhou força?
- O que é o movimento Hip Hop e como ele se manifesta na cultura brasileira?
- Onde surgiu o hip hop *?
- Como o hip hop veio para o Brasil?
- Quais são as outras formas que o hip hop se manifesta?
- Qual a principal manifestação artística do hip hop?
- Quais são os elementos principais do hip hop?
- Por que o hip hop chega ao Brasil?
- Qual o papel da música no movimento hip hop?
Em que contexto histórico se manifesta o hip hop?
O Hip Hop enquanto cultura urbana surgiu na periferia de Nova York, entre as comunidades caribenhas, afro-americanas e latino-americanas na década de 1970. O contexto social era de violência e criminalidade nesses bairros, e a única forma de lazer possível para os jovens era nas ruas.
Como o hip hop se desenvolve?
O Movimento foi criado pelas equipes de baile norte-americanas, com o objetivo de apaziguar as brigas e contrariedades freqüentemente manifestadas pelos jovens agrupados em gangues. O termo Hip Hop designa um conjunto cultural amplo que inclui música (rap), pintura (grafite) e dança (break).
Em que contexto o Hip Hop ganhou força?
O Hip Hop como cultura ou movimento cultural, surge na década de 70 nos Estados Unidos, após os conflitos raciais no país, e o de movimentos como o Partido dos Panteras Negras, e a imigração de jovens jamaicanos, trazendo a cultura dos Sound System para os guetos de Nova York, precisamente no Bronx.
O que é o movimento Hip Hop e como ele se manifesta na cultura brasileira?
O movimento nasceu no subúrbio paulista como uma forma de protestar e reivindicar direitos. Característica que ainda prevalece em maior destaque no Brasil, diferente do hip-hop americano que ampliou sua abordagem e, hoje, é também referência pop.
Onde surgiu o hip hop *?
O hip hop emergiu em meados da década de 1970 nos subúrbios negros e latinos de Nova Iorque. Estes subúrbios, verdadeiros guetos, enfrentavam diversos problemas de ordem social como pobreza, violência, racismo, tráfico de drogas, carência de infraestrutura e de educação, entre outros.
Como o hip hop veio para o Brasil?
Foi em 11 de agosto de 1973 que o DJ jamaicano Kool Herc comandou uma festa emblemática no Bronx, em Nova Iorque, que marcou o início dessa importante cultura, iniciada nos Estados Unidos e que chegou ao Brasil anos depois. Já na década de 80, São Paulo abraçou o Hip-Hop e é considerado o berço dessa cultura no país.
Quais são as outras formas que o hip hop se manifesta?
O hip hop como movimento cultural é composto por quatro manifestações artísticas principais: MCing que é a manifestação do mestre de cerimônias, que anima a festa com suas rimas improvisadas,a instrumentação dos DJs, a dança do breakdance e a pintura do grafite.
Qual a principal manifestação artística do hip hop?
- A música é a principal manifestação artística do hip hop, que também tem na dança e no grafite forte representação. Dos Estados Unidos, a cultura hip hop se espalhou pelo mundo. No Brasil, a cidade de São Paulo é aquela com maior número de adeptos e com uma relevante produção artística.
Quais são os elementos principais do hip hop?
- Características e elementos do Hip Hop O hip hop tem quatro elementos principais: o rap, o DJing, o breaking (praticado pelos b-boys e b-girls) e a arte do grafite.
Por que o hip hop chega ao Brasil?
- O Hip Hop chega ao Brasil, vindo da Florida (EUA), pelo ritmo “Miami Bass” de músicas com batidas rápidas e erotizadas, mas este ritmo aqui foi batizado de “Funk”, uma retomada ao movimento anterior. Duas vertentes vão surgir neste estilo que acaba de chegar às comunidades de baixa renda.
Qual o papel da música no movimento hip hop?
- Entre as diferentes manifestações artísticas do movimento hip hop, a música se insere como papel primordial para inúmeras variações existentes em nossos dias. Além dos DJs, MCs, das mixagens e do rap, a bateria eletrônica e os sintetizadores complementaram o âmbito das discotecas.