Porque a anemia falciforme é uma doença prevalente na população negra?
Índice
- Porque a anemia falciforme é uma doença prevalente na população negra?
- O que é padrão anemia falciforme?
- Qual o genótipo da anemia falciforme?
- O que é a anemia falciforme qual o seu tipo de herança?
- Quais as características de uma pessoa com anemia falciforme?
- Qual é a origem de falciformação?
- Quais são os meios utilizados para o diagnóstico da anemia falciforme?
- Qual o exame padrão de ouro para definição da anemia falciforme?
- Qual a diferença entre malária e anemia falciforme?
- Qual a origem da doença falciforme?
Porque a anemia falciforme é uma doença prevalente na população negra?
Ela destaca que a prevalência da anemia falciforme na população negra e mestiça dá-se por conta de uma mutação genética que surgiu no continente africano, trazida ao Brasil no período da escravidão.
O que é padrão anemia falciforme?
O que é: Anemia falciforme é uma doença hereditária (passa dos pais para os filhos) caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia.
Qual o genótipo da anemia falciforme?
Indivíduos normais apresentam genótipo HbAA (homozigose). A chamada anemia falciforme ocorre quando o indivíduo é HbSS (homozigose). Quando o indivíduo herda de um progenitor a HbA e do outro a HbS, diz-se que ele possui o traço falciforme (heterozigose).
O que é a anemia falciforme qual o seu tipo de herança?
A doença falciforme se manifesta entre as pessoas que herdam dois genes com alterações na hemoglobina S (um do pai e outro da mãe). Quando a pessoa herda essa alteração apenas do pai ou da mãe, ela é considerada portadora do traço falciforme e não terá a doença (veja quadro ao lado).
Quais as características de uma pessoa com anemia falciforme?
A anemia falciforme é uma doença genética caracterizada pela presença de glóbulos vermelhos endurecidos, em forma de foice e com pouco “tempo de vida” no sangue das pessoas acometidas.
Qual é a origem de falciformação?
A doença falciforme teve origem na África e chegou ao continente americano em função do tráfico de pessoas negras escravizadas, durante o período colonial.
Quais são os meios utilizados para o diagnóstico da anemia falciforme?
- Para estabelecer os principais meios usados para o diagnóstico laboratorial da anemia falciforme e dos portadores destes traços, classificamos a realização deste trabalho como uma pesquisa exploratória do tipo revisão de literatura, com uma abordagem qualitativa.
Qual o exame padrão de ouro para definição da anemia falciforme?
- Logo, definimos nesse trabalho que o exame padrão- ouro, para definição diagnóstica da anemia falciforme, continua sendo a eletroforese de hemoglobina. Palavras-Chave: Anemia falciforme. Diagnóstico. Testes genéticos. 1Biomédica do Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade São Lucas. End.: Rua São Miguel, 191, Juazeiro do Norte.
Qual a diferença entre malária e anemia falciforme?
- Malária e Anemia Falciforme. Compreenda que a anemia falciforme é uma doença hereditária provocada por uma mutação no gene responsável pela síntese de hemoglobina. Autor Profa. Me. Maria Luiza Ledesma Rodrigues. Área de Conhecimento Biologia. Nível de Ensino Ensino Médio.
Qual a origem da doença falciforme?
- Introdução A doença falciforme (DF) é uma das enfermidades genéticas e hereditárias mais comuns no mundo. Decorre de uma mutação no gene que produz a hemoglobina A, originando outra, mutante, de- nominada hemoglobina S, de herança recessiva.