adplus-dvertising

Como fazer a pasteurização do leite?

Índice

Como fazer a pasteurização do leite?

Como fazer a pasteurização do leite?

Iniciar o aquecimento do leite tendo em mãos um termômetro devidamente calibrado. Mexer até que se atinja a temperatura de 65ºC. Desligar a chama, tampar a panela e marcar o tempo de 20 a 30 minutos (não é necessário ligar novamente a chama, basta a marcação do tempo).

Como é feita a pasteurização e qual a sua importância na conservação dos alimentos?

Este processo consiste, basicamente, no aquecimento do alimento a uma determinada temperatura, por determinado tempo, e depois o alimento é resfriado a uma temperatura inferior à de antes, de forma a eliminar os micro-organismos ali presentes.

Em que consiste o processo de pasteurização do leite e qual é o objetivo da pasteurização do leite?

A pasteurização é empregada para garantir ao consumidor um leite seguro, isento de microrganismos que podem causar doenças no homem. Pasteurização: consiste no tratamento térmico do leite a uma certa temperatura (71 a 75ºC), inferior ao ponto de ebulição, durante um determinado tempo e resfriá-lo imediatamente.

Quais são as vantagens e desvantagens da pasteurização do leite?

Este processo possui também algumas desvantagens, mas que são superadas pelos benefícios, como: redução e até eliminação de bactérias lácticas benéficas para o organismo, modificação do sabor do leite, desnaturação da proteína do leite, dificultando, por exemplo, produção de alguns queijos.

Por que o leite é pasteurizado?

  • Uma vez pasteurizado, o leite deve ser protegido pelo envase, a fim de evitar a recontaminação. Durante o processo de pasteurização, além da destruição microbiana, ocorre a desnaturação parcial ou total de enzimas, vitaminas e proteínas do soro. No processo de esterilização do leite, todas as soroproteínas são desnaturadas.

Por que a contaminação do leite após a pasteurização?

  • Caso haja a contaminação do leite após o processo de pasteurização, essas bactérias podem ser encontradas e por se tratar de microrganismos psicrotróficos são os que têm maior possibilidade de se proliferar durante o armazenamento e portanto causar alteração no produto (ORDÓÑEZ et. al., 2005).

Qual a validade comercial do leite pasteurizado?

  • A maioria desses micro-organismos não compromete a validade comercial do leite pasteurizado visto que não se multiplicam sob temperatura de refrigeração do leite (6 a 8°C) (ORDÓÑEZ et. al., 2005; SANTANA, 2015).

Como foi criado o processo de pasteurização?

  • Este processo foi criado pelo químico francês Louis Pasteur em 1864 e sua criação possibilitou a melhoria da qualidade de vida dos humanos, uma vez que os produtos poderiam ser transportados sem sofrer qualquer risco de contaminação ou decomposição. Tipos de pasteurização. Existem dois tipos principais de pasteurização: UHT e HTST.

Postagens relacionadas: