adplus-dvertising

Em que consiste a teoria da imortalidade da alma de Platão?

Índice

Em que consiste a teoria da imortalidade da alma de Platão?

Em que consiste a teoria da imortalidade da alma de Platão?

A alma como unidade não se dissolve, mas busca, segundo os mitos escatológicos que Platão narra, o aperfeiçoamento a partir de uma série de ciclos reencarnatórios. A expiação se dá pelas faltas cometidas em vidas passadas que a alma guarda na memória e ao contemplar o inteligível faz sua escolha da vida que quer viver.

Qual filósofo acreditava que a alma é imortal?

Platão Platão: “A alma do homem é imortal e imperecível”

Quem defende a imortalidade da alma?

O siquismo adotou as crenças hindus da imortalidade da alma, da reencarnação e do carma. É evidente que a crença de que a vida continua após a morte do corpo constitui uma parte importante da maioria das religiões orientais.

Quais os três tipos de alma segundo a filosofia platônica?

Platão desenvolve uma teoria, baseada na tripartição da alma: (i) alma logística, correspondente à parte superior do corpo (cabeça), à qual se liga a figura do filósofo; (ii) alma irascível (que se ira com facilidade; irritável; irado; enfurecido), que corresponde à parte mediana do corpo humano (peito), caracterizada ...

Qual a imortalidade da alma em Platão?

  • Imortalidade da alma em Platão Filosofia Diferentes conceitos de alma foram traçados ao longo dos séculos, pela Filosofia. Platão, por exemplo, discorreu sobre a imortalidade da alma, unidade ...

Qual a origem da ideia da imortalidade da alma?

  • Isto é algo que veremos a seguir. Em relação à origem da ideia da imortalidade da alma, Vine já nos deu algumas dicas a respeito: esta crença vem da filosofia grega, defendida especialmente por dois filósofos gregos: Platão e Sócrates.

Por que o pensamento de Platão foi influenciado pelas duas filosofias?

  • O pensamento de Platão foi muito influenciado pelas filosofias de Heráclito e Parmênides. Ele procurou reconciliar ambas as posições. Foi da controvérsia dessas duas filosofias que surgiu a “teoria das idéias”, núcleo central de sua filosofia.

Quais são as idéias de Platão?

  • Perfeitas e imutáveis, as idéias constituiriam os modelos ou paradigmas dos quais as coisas materiais seriam apenas cópias imperfeitas e transitórias. Seriam, pois, tipos ideais, a transcender o plano mutável dos objetos físicos.” (Pessanha, 1987, XVI-II). A teoria das idéias de Platão está diretamente ligada a sua teoria da alma.

Postagens relacionadas: