O que é a Megalopolização?
O que é a Megalopolização?
Chama-se megalopolização um processo de transformação rápida e recente de uma cidade ou metrópole em uma megalópole. O critério principal nessa categorização é o crescimento descontrolado, desregrado da população urbana, que faz transbordar os limites naturais e administrativos da cidade, tornando-a insustentável.
O que é Megalopole e exemplos?
A megalópole é uma região formada por várias grandes cidades interligadas entre si em forma de uma rede estrutural. ... A expressão foi criada em 1960 pelo geógrafo francês Jean Gottmann (1915-1994) para classificar a região dos Estados Unidos que envolvia as cidades de Boston, Washington D. C. e Nova York.
Qual é o conceito de metropolização?
- O conceito de metropolização está diretamente relacionado à conurbação e à formação de regiões metropolitanas. A metropolização é o fenômeno em que vários centros ou aglomerações populacionais crescem e se integram em torno de uma ou mais áreas urbanas.
Quais são os países que passam pelo processo de desmetropolização?
- Atualmente, são os países subdesenvolvidos que passam por esse processo, registrando também a maior concentração de problemas referentes à formação de grandes aglomerados urbanos. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Em algumas regiões do planeta, há um processo inverso em curso, a desmetropolização.
Qual a causa da desmetropolização das regiões metropolitanas?
- As regiões metropolitanas atingiram um certo grau de estabilidade no tocante ao crescimento populacional. O processo de desmetropolização teve como principal causa a saturação da infraestrutura das grandes metrópoles e do aumento do custo de vida e de produção para as empresas.
Qual o fator mais importante para a desmetropolização?
- Tal fator, associado à chamada “Guerra Fiscal”, possibilita a formação de um processo antigo nos países centrais e recente em países emergentes: a desmetropolização.