adplus-dvertising

Quais as principais características das esponjas do mar e explique como pode ocorrer a reprodução das mesmas?

Índice

Quais as principais características das esponjas do mar e explique como pode ocorrer a reprodução das mesmas?

Quais as principais características das esponjas do mar e explique como pode ocorrer a reprodução das mesmas?

Reprodução. A reprodução das esponjas pode ser assexuada ou sexuada. A reprodução assexuada pode ocorrer por fragmentação, brotamento e, em algumas espécies, através da formação de uma estrutura de resistência chamada gêmula. Na fragmentação, pedaços do corpo da esponja se regeneram originando um novo indivíduo.

Quais os 3 tipos morfológicos das esponjas?

Tipos e Classificação

  • Áscon - São as esponjas mais simples. Apresentam forma semelhante a um cilindro oco, com uma abertura superior, o ósculo.
  • Sícon - Esponjas com uma complexidade intermediária. Apresentam o aspecto de um vaso fixo a um substrato.
  • Lêucon - É a forma mais complexa.

Como se reproduziu uma esponja adulta?

  • Reprodução assexuada Os poríferos possuem uma extraordinária capacidade de regeneração, podendo se reproduzir através do processo de brotamento externo ou interno, regeneração ou gemulação ou por meio de um broto que dará origem à uma esponja adulta.

Quais são as relações entre esponjas e outras espécies?

  • Muitas esponjas apresentam relações de comensalismo com outras espécies. É comum que pequenos peixes, moluscos e crustáceos, utilizem o interior da esponja como abrigo de predadores. Outras espécies desovam no interior das esponjas para que suas larvas e jovens se desenvolvam num refúgio seguro.

Qual o principal mecanismo da esponja?

  • O principal mecanismo é de natureza química, e ocorre deste modo: algumas esponjas produzem uma substância tóxica e outras produzem substâncias com atividade anti-microbiana. No fundo do mar, corais, cnidários e poríferos entre outros competem pelos espaços em substratos sólidos, como as rochas.

Qual a origem das esponjas?

  • No caso da assexuada, ela decorre da fragmentação, do brotamento e, também, por meio da constituição da gêmula – uma estrutura de formação. As esponjas são caracterizadas como animais filtradores, promovendo a respiração por meio de trocas gasosas por difusão.

Postagens relacionadas: