Como se caracteriza o repente?
Como se caracteriza o repente?
O repente possui diversos modelos de métrica, predominando os versos heptassílabos e decassílabos. A rima usada é a rima perfeita. Há dezenas de modalidades do repente, entre elas a sextilha, gabinete, o martelo agalopado e o galope à beira-mar.
Como ser um bom repentista?
"Para ser um bom repentista é preciso o dom e o esforço em estudar e adquirir conhecimentos gerais", observa o repentista Jonas Bezerra, apontado com um dos melhores da nova geração.
Qual instrumento é usado no repente?
O repente possui diversos modelos de métrica e rima, e seu canto costuma ser acompanhado de instrumento musical. Quando o instrumento usado é o pandeiro, o repente é chamado de coco de embolada; acompanhado do violão, denomina-se Cantoria.
O que é embolada e repente?
A diferença instrumental entre as duas artes populares é evidente. Os emboladores de coco usam o pandeiro, enquanto que os repentistas tocam a viola de sete cordas. ... Geralmente, os emboladores se apresentam em dupla fixa e as músicas ou temas são decorados e apresentados nos shows. Há um repertório que é mantido.
Quais os emboladores brasileiros mais conhecidos?
Alguns artistas se tornaram conhecidos por causa da tradição, como João Pedra Azul, Manuel da Luz Ventania e Manuel Pereira de Araújo, ou Manezinho Araújo, considerado o rei dos emboladores.