O que é o discurso jurídico?
Índice
- O que é o discurso jurídico?
- Quais as características do discurso jurídico?
- Qual o papel do discurso jurídico?
- O que é a retórica jurídica?
- Qual é o objetivo do ordenamento jurídico?
- Qual a importância da retórica para o profissional de direito?
- Quando a linguagem verbal é utilizada no direito?
- Quais os tipos de linguagem jurídica?
- Por que o discurso jurídico é complexo?
- Como veio a necessidade da persuasão nos discursos políticos e jurídicos?
- Por que o discurso é um tirano?
- Como é utilizada a linguagem jurídica?
O que é o discurso jurídico?
O conceito de discurso jurídico Consideramos como discurso jurídico todo enunciado oral ou escrito que integra a esfera de atividade jurídica, a qual também pode ser entendida como domínio discursivo jurídico.
Quais as características do discurso jurídico?
Dessarte, a linguagem jurídica é um meio comunicativo especial, técnico-científico e lógico, utilizado pelos operadores do Direito no exercício de suas funções, em nível culto, com clareza, precisão, concisão, harmonia e estética.
Qual o papel do discurso jurídico?
Concluiu-se que o papel do discurso jurídico no direito pós-positivista é funcionar como facilitador de uma lógica diferenciada de raciocínio e legitimador de decisões judiciais.
O que é a retórica jurídica?
Especificamente, a retórica jurídica, no campo da escrita, aspecto essencial do Direito, é onde se imprime toda a eloqüência permitida pela razão àqueles que conseguem, artisticamente, mover as palavras na direção precisa do argumento embasado na mais alta qualidade discursiva, expressando, em aguda destreza, das mais ...
Qual é o objetivo do ordenamento jurídico?
O objetivo da criação do direito e do ordenamento jurídico é de manter a paz e a ordem na sociedade, isto é, a promoção da justiça social, através da criação de regras, difundindo conhecimento e sanções para aqueles que não as cumpram.
Qual a importância da retórica para o profissional de direito?
RESUMO: A linguagem argumentativa não pertence nem é exclusividade do direito, mas mantêm laços estreitos com os grandes temas sociais, éticos, políticos, filosóficos e jurídicos que afetam de algum modo os problemas da existência humana.
Quando a linguagem verbal é utilizada no direito?
Os atos normativos, os conhecimentos doutrinários, as petições, os atos processuais, as decisões judiciais, tudo passa pelo uso da linguagem. Todo o conhecimento e a realização do processo jurídico passam pela linguagem.
Quais os tipos de linguagem jurídica?
Linguagem Jurídica: Semântica, Sintática e Pragmática A terceira concepção é a Pragmática é um estudo que facilita a comunicação entre o que emite a norma e o destinatário desta, que pode ser apenas um receptor.
Por que o discurso jurídico é complexo?
- Assim, o discurso jurídico é complexo em sua própria natureza, sendo imprescindível ao pleno exercício da cidadania. Isso não é de se admirar, pois a argumentação nos discursos jurídicos consolidou-se com o nascimento da democracia, na Grécia, séculos antes de Cristo.
Como veio a necessidade da persuasão nos discursos políticos e jurídicos?
- Com a democracia veio a necessidade da persuasão nos discursos políticos e jurídicos, estes no sentido de convencer o magistrado a respeito da culpa ou inocência dos litigantes.
Por que o discurso é um tirano?
- Nas próprias palavras de Górgias (apud REBOUL, 2000, p. 5), “O discurso é um tirano poderosíssimo; esse elemento material de pequenez extrema e totalmente invisível alça à plenitude as obras divinas: porque a palavra pode pôr fim ao medo, dissipar a tristeza, estimular alegria, aumentar piedade”.
Como é utilizada a linguagem jurídica?
- A linguagem jurídica é utilizada por determinadas pessoas em situações específicas devido à necessidade de, no exercício profissional, terem de conceituar fenômenos relacionados ao Direito, bem como de estabelecer as suas correspondentes noções, que em regra não têm o mesmo ou não encontram qualquer significado no uso corrente.