O que é revogação da norma jurídica?
Índice
- O que é revogação da norma jurídica?
- O que é determinar a revogação?
- Qual a relação da revogação com a validade de uma norma jurídica?
- O que é vacatio legis e revogação da lei?
- Quais são os tipos de revogação?
- Quando uma lei revoga a anterior?
- Qual a diferença entre validade e vigência da norma jurídica?
- Qual o conceito de revogação?
- Quais são os institutos da revogação e da invalidação?
- Qual a modalidade típica de revogação?
- Qual o significado do verbo revogação?
O que é revogação da norma jurídica?
Revogar significa tirar de vigor uma norma jurídica, mediante a colocação em vigor de outra mais nova. Há normas jurídicas que não podem ser revogadas, conforme a CF, mas a regra é que as normas podem ser revogadas, isto é, podem deixar de ter vigência quando substituídas por outras.
O que é determinar a revogação?
Revogação (ou revocação, do latim revocatĭo) é a acção e o efeito de revogar (ou revogar). ... Em alguns países, a revogação é um procedimento político que permite aos cidadãos determinar o final de um cargo público antes de expirar o período para o qual o funcionário tenha sido eleito previamente.
Qual a relação da revogação com a validade de uma norma jurídica?
A revogação não retira a validade ou a eficácia da norma, pois ela irá continuar válida e eficaz durante o tempo de vigência dos fatos que a ela se subsumiram e quando não houver mais nenhum caso que nela tenha se enquadrado, terá então sido definitivamente revogada.
O que é vacatio legis e revogação da lei?
Vacatio legis é uma expressão latina que significa “vacância da lei”, é o prazo legal que a lei demora para entrar em vigor, ou seja, o período que decorre entre o dia de sua publicação até sua vigência, devendo seu cumprimento ser obrigatório a partir dessa data.
Quais são os tipos de revogação?
São dois os tipos de revogação: ab-rogação (revogação total) e derrogação (revogação parcial). A derrogação é, em realidade, uma modificação da lei, pois esta não perde a sua vigência, mas apenas parte dela a perde.
Quando uma lei revoga a anterior?
§ 1o A lei posterior revoga a anterior quando expressamente o declare, quando seja com ela incompatível ou quando regule inteiramente a matéria de que tratava a lei anterior. § 2o A lei nova, que estabeleça disposições gerais ou especiais a par das já existentes, não revoga nem modifica a lei anterior.
Qual a diferença entre validade e vigência da norma jurídica?
Não podemos confundir os conceitos, portanto: validade significa que a norma é jurídica, pertence ao ordenamento; vigência é a qualidade da norma que indica a possibilidade de ela, em tese, produzir efeitos; eficácia é a qualidade da norma que indica a possibilidade concreta de seus efeitos ocorrerem; vigor, por fim, é ...
Qual o conceito de revogação?
- Conceito de revogação. Revogação ... No âmbito do direito, a revogação é a anulação, substituição ou emenda de uma ordem.
Quais são os institutos da revogação e da invalidação?
- Após a explanação a respeito dos institutos da revogação e da invalidação, cabe finalizar a presente exposição com breves apontamentos a respeito das diferenças entre os dois institutos.
Qual a modalidade típica de revogação?
- É possível, igualmente retirar do Código Civil (art.º 7.º) três outras modalidades típicas de revogação: a revogação expressa, a revogação tácita e a revogação global. A revogação expressa ocorre quando um novo ato individualiza explicitamente o ato anterior que cessa vigência.
Qual o significado do verbo revogação?
- Este verbo faz referência a deixar sem efeito uma resolução ou um mandato; afastar ou dissuadir alguém de um desígnio; ou fazer retroceder/recuar alguma coisa. No âmbito do direito, a revogação é a anulação, substituição ou emenda de uma ordem. Essa decisão é tomada por uma autoridade diferente daquela que tinha resultado da primeira instância.