O que é a proibição do non liquet?
Índice
- O que é a proibição do non liquet?
- O que é o princípio da vedação ao non liquet?
- Em que consiste o princípio da vedação ao non liquet e qual a relação entre o mencionado princípio e o Instituto da analogia?
- O que significa a expressão non liquet?
- Qual o significado da expressão vedação ao non liquet explique e fundamente sua resposta?
- O que é o princípio da inafastabilidade do Poder Judiciário?
- O que é Cliquet?
- É possível analogia no direito penal?
- Quais os mecanismos destinados a suprir as lacunas da lei?
- O que significa inafastabilidade jurisdicional?
O que é a proibição do non liquet?
Non liquet (do latim non liquere: "não está claro") é uma expressão advinda do Direito Romano que se aplicava nos casos em que o juiz não encontrava nítida resposta jurídica para fazer o julgamento e, por isso, deixava de julgar.
O que é o princípio da vedação ao non liquet?
Sustenta-se, com fundamento no art. 5º, XXXV, da Constituição (inafastabilidade do controle jurisdicional), que o juiz não pode deixar de julgar uma causa que lhe foi submetida (proibição de juízos de non liquet). O propósito deste artigo é discutir essa proposição a partir da teoria dos direitos fundamentais.
Em que consiste o princípio da vedação ao non liquet e qual a relação entre o mencionado princípio e o Instituto da analogia?
No direito brasileiro vige o princípio da Vedação ao Non Liquet (vedação de não julgar). ... No julgamento da lide caber-lhe-á aplicar as normas legais; não as havendo, recorrerá à analogia, costumes e princípios gerais de direito". Isso significa, então, que o juiz tem o dever de jugar.
O que significa a expressão non liquet?
Diz-se de qualquer texto obscuro, pouco inteligível.
Qual o significado da expressão vedação ao non liquet explique e fundamente sua resposta?
É-lhe vedado pronunciar o “non liquet”, isto é, que o direito não está revelado, declarado, explicitado. A expressão “non liquet” é usual na ciência do processo, para significar o que hoje não mais existe: o poder de o juiz não julgar, por não saber como decidir.
O que é o princípio da inafastabilidade do Poder Judiciário?
O princípio da inafastabilidade da jurisdição é a principal garantia dos direitos subjetivos. ... Desta forma, por meio da ação adequada, todo aquele – pessoa física ou jurídica – cujo direito (fundamental ou não) houver sido violado, ou ameaçado de violação, pode obter a tutela do Poder Judiciário.
O que é Cliquet?
Apenas para ilustrar, a expressão "cliquet" é utilizada pelos alpinistas e define um movimento que só permite o ao mesmo subir, não lhe sendo possível retroceder, em seu percurso. O efeito "cliquet" dos direitos humanos significa que os direitos não podem retroagir, só podendo avançar nas proteções dos indivíduos.
É possível analogia no direito penal?
Em síntese, o emprego da analogia no Direito Penal somente é permitido a favor do réu, jamais em seu prejuízo, seja criando tipos incriminadores, seja agravando as penas dos que já existem. A analogia é objeto recorrente de decisões tomadas pelo Superior Tribunal de Justiça.
Quais os mecanismos destinados a suprir as lacunas da lei?
Segundo os dispositivos, sempre que o operador estiver diante das lacunas da lei ele pode recorrer a analogia, costumes e princípios gerais do Direito para solucionar a questão. ... 4º Quando a lei for omissa, o juiz decidirá o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princípios gerais de direito. Art. 140.
O que significa inafastabilidade jurisdicional?
O princípio da inafastabilidade da jurisdição é a principal garantia dos direitos subjetivos. ... Desta forma, por meio da ação adequada, todo aquele – pessoa física ou jurídica – cujo direito (fundamental ou não) houver sido violado, ou ameaçado de violação, pode obter a tutela do Poder Judiciário.