Qual é a teoria de Emilia Ferreiro?
Índice
- Qual é a teoria de Emilia Ferreiro?
- O que é alfabetizar para Emilia Ferreiro?
- O que diz Emilia Ferreiro sobre alfabetização e letramento?
- Qual a concepção de Emília sobre a vida?
- Quando nasceu Emília Ferreiro?
- O que é o processo de letramento?
- Qual foi a contribuição de Emília Ferreiro para a educação?
Qual é a teoria de Emilia Ferreiro?
Emília afirma que a construção do conhecimento da leitura e da escrita tem uma lógica individual, embora aberta à interação social, na escola ou fora dela. Neste processo, a criança passa por etapas, com avanços e recuos, até se apossar do código linguístico e dominá-lo.
O que é alfabetizar para Emilia Ferreiro?
Segundo Emilia Ferreiro, a alfabetização também é uma forma de se apropriar das funções sociais da escrita.
O que diz Emilia Ferreiro sobre alfabetização e letramento?
Ferreiro (1999, p. 47) afirma que “a alfabetização não é um estado ao qual se chega, mas um processo cujo início é na maioria dos casos anterior a escola é que não termina ao finalizar a escola primária”.
Qual a concepção de Emília sobre a vida?
Emília conta alguns detalhes sobre como ela foi feita e de como aprendeu a falar. Depois disso, conversando com Visconde, ela diz que as suas Memórias devem começar com a sua própria filosofia de vida, explicando para Sabugosa que, na verdade, a vida era como um “pisca-pisca”.
Quando nasceu Emília Ferreiro?
(idade 84 anos) Emilia Ferreiro/Data de nascimento
O que é o processo de letramento?
O letramento é um fenômeno de cunho social e salienta as características sócio- históricas da aquisição de um sistema de escrita por um grupo social. Segundo Magda Soares (2003), uma das primeiras menções feitas ao termo letramento ocorreu no mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística (1986) por Mary A.
Qual foi a contribuição de Emília Ferreiro para a educação?
Emilia Ferreira descobriu e descreveu a psicogênese da Língua Escrita e abriu espaço para um novo tipo de pesquisa em pedagogia. Uma pedagogia onde a compreensão do papel de cada um dos envolvidos no processo educativo muda radicalmente.