Como medir a sonda nasogástrica?
Como medir a sonda nasogástrica?
► Medir a sonda da ponta do nariz ao lóbulo da orelha até o apêndice xifóide e daí mais 3 cm marcando com esparadrapo. ► Lubrificar a ponta da sonda. possível) deglutindo a sonda quando passar pela faringe.
Quem passa a sonda nasogástrica?
Considerando a complexidade técnica e a gravidade que os eventos adversos associados a este procedimento, o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), por meio da portaria 619/2019, determinou que o cateterismo oro ou nasogástrico ou enteral são atividades privativas do enfermeiro.
O que é né sistema aberto?
A nutrição enteral (NE) em sistema aberto é aquela em que há a necessidade de manipulação da dieta antes de sua administração.
O que é sonda nasogástrica e quando é indicada?
O que é sonda nasogástrica e quando é indicada? A sonda nasogástrica, ou nasoenteral (SNE), trata-se de um tubo de borracha ou plástico — polivinil— flexível, inserido pela narina até o estômago ou intestino, para viabilizar a alimentação ou a drenagem de fluidos de um paciente.
Quais os cuidados necessários no uso da sonda nasogástrica?
- Quais os cuidados necessários no seu uso? Seja no hospital, seja em casa, o enfermeiro deverá orientar o responsável — técnicos de enfermagem e cuidadores — sobre os cuidados necessários com a sonda nasogástrica. Confira aqui os mais importantes! Como o tubo é muito fino, pode se entupir facilmente.
Qual a técnica de sondagem?
- Apesar do procedimento de sondagem aparentar ser relativamente simples, esta técnica demanda conhecimento cientifico e habilidade técnica na medida em que não está isento de riscos.
Qual a posição da sonda gástrica?
- Uma radiografia é o único meio seguro de se verificar a posição da sonda; Sonda gástrica simples (“Salem-VENTROL”): é uma sonda radiopaca, de plástico claro, dotada de duas luzes. É usada para descomprimir o estômago e mantê-lo vazio; Sonda Nutriflex: é uma sonda usada para nutrição.
Qual a posição da sonda?
- A colocação da sonda pode ser checada depois de colocada aspirando-se o conteúdo gástrico e checando-se o ph do material retirado. O ph do aspirado gástrico é ácido (± 3); o ph do aspirado intestinal (± 6,5), e o ph do aspirado respiratório é mais alcalino (7 ou mais). Uma radiografia é o único meio seguro de se verificar a posição da sonda;