Quais os bens que podem ser desapropriados?
Índice
- Quais os bens que podem ser desapropriados?
- O que é a fixação do Estado do bem quando ela ocorre?
- Quais são os bens que não podem ser desapropriados?
- Pode desapropriar bens móveis?
- Quais as hipóteses previstas nos casos de desapropriação?
- Quais são as duas etapas do procedimento de desapropriação?
- Quanto tempo demora um processo de desapropriação?
- Quem pode desapropriar bens de outro estado?
- Como admite a desapropriação de bens públicos?
- Qual a jurisprudência sobre a desapropriação dos bens particulares?
- Qual a legislação que regulamenta a desapropriação?
Quais os bens que podem ser desapropriados?
Quais os bens podem ser expropriados?
- Segurança nacional;
- Defesa do Estado;
- Socorro público em caso de calamidade;
- Salubridade pública;
- Criação e melhoramento de centros de população, seu abastecimento regular de meios de subsistência;
O que é a fixação do Estado do bem quando ela ocorre?
Ocorre quando o expropriante e expropriado acordam sobre o preço do bem a ser a ser desapropriado compulsoriamente (e a indenização), operando-se, então, sem intervenção do poder judiciário.
Quais são os bens que não podem ser desapropriados?
Desta forma, não podem ser desapropriados, o direito a vida, o direito ao alimento, o direito ao corpo, o direito a liberdade intelectual, o direito a liberdade de invenção, o direito a liberdade civil, o direito a honra, o direito a imagem, dentre outros.
Pode desapropriar bens móveis?
Art. 2º Mediante declaração de utilidade pública, todos os bens poderão ser desapropriados pela União, pelos Estados, Municípios, Distrito Federal e Territórios. ... Ou seja, todos os bens, materiais ou imateriais, corpóreos ou incorpóreos, móveis ou imóveis, são passíveis de desapropriação.
Quais as hipóteses previstas nos casos de desapropriação?
“A lei estabelecerá o procedimento para desapropriação por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, mediante justa e prévia indenização em dinheiro, ressalvados os casos previstos nesta Constituição.”
Quais são as duas etapas do procedimento de desapropriação?
A desapropriação é dividida em duas fases: declaratória e executória. Na fase declaratória, o Poder Público declara que determinado bem é de necessidade pública, utilidade pública ou de interesse social. A fase executória pode ser administrativa ou judicial.
Quanto tempo demora um processo de desapropriação?
A negociação do valor com o proprietário é algo benéfico aos dois interessados, visto que, quando é aberto um processo administrativo e judicial, a desapropriação fica submetida ao tempo da ação, que dura em média de 3 a 4 anos", explica Arley Aires, diretor de patrimônio da Cohab.
Quem pode desapropriar bens de outro estado?
- Os Estados desapropriam bens dos Municípios situados em seu território, mas jamais pode desapropriar bens de outro Estado e os Municípios não podem desapropriar bens de outro Município. Qualquer das pessoas políticas pode desapropriar bens de suas respectivas entidades Administração Indireta.
Como admite a desapropriação de bens públicos?
- A legislação que vigora, admite a desapropriação de bens públicos desde que sejam analisados alguns requisitos: Desapropriação do ente maior em detrimento do menor (“de cima para baixo”)
Qual a jurisprudência sobre a desapropriação dos bens particulares?
- Pelo mesmo princípio, em relação a bens particulares, a desapropriação pelo Estado prevalece sobre a do Município, e da União sobre a deste e daquele, em se tratando do mesmo bem. Doutrina e jurisprudência antigas e coerentes.
Qual a legislação que regulamenta a desapropriação?
- Ainda sob vigência da Constituição de 1946, foram publicadas diversas leis relacionadas à desapropriação. O Estatuto da Terra, por exemplo, regula até hoje o procedimento de desapropriação para reforma agrária. Também a Lei 4.132/62, atual Lei 6.513/77, define os casos de desapropriação por interesse social.