Em que consiste a epoché Cetica e qual seu objetivo?
Índice
- Em que consiste a epoché Cetica e qual seu objetivo?
- Qual o objetivo da epoché?
- O que é a epoché fenomenológica?
- O que era a epoché proposta pelos céticos?
- O que é a Epochê Husserliana?
- Qual a importância da suspensão do juízo para se chegar ao conhecimento?
- Qual a função da epoché Para o psicoterapeuta?
- O que é uma redução fenomenológica?
- O que é Epoché para Husserl?
- Quem foi o primeiro a utilizar o termo Epoché na fenomenologia?
Em que consiste a epoché Cetica e qual seu objetivo?
Epoché cética Para os céticos, a epoché era a única atitude capaz de levar à imperturbabilidade. Eles afirmavam que duvidar do caráter bom ou mau de todas as coisas leva o indivíduo a não aceitar nem rejeitar coisa alguma, tornando-se imperturbável.
Qual o objetivo da epoché?
Na definição de um dos principais céticos, Sexto Empírico, trata-se do estado de repouso mental pelo qual nada afirmamos e nada negamos, explorando o quanto não sabemos para melhor atingirmos a imperturbabilidade. A epoché seria a maneira de olharmos o enigma e o mistério sem resolvê-los – ao contrário, protegendo-os.
O que é a epoché fenomenológica?
Para a fenomenologia, a epoché é a abstenção do pensamento ante a constância do “espetáculo do mundo”, ela é definida na Krisis-Schrift como uma “distância em relação às validações naturais ingênuas” (Husserl, 1989, p. 154).
O que era a epoché proposta pelos céticos?
Epoché é um termo grego no qual corresponde ao ato de suspender o julgamento sobre as coisas. Essa expressão remete a ideia de que ao invés de um indivíduo apegar-se a verdade de um fato, ele deve abster-se e não pôr em juízo.
O que é a Epochê Husserliana?
A epoché husserliana consiste em pôr "entre parênteses" o mundo quando da apreensão do fenômeno. Dito de outra forma, a epoché consiste numa suspensão momentânea da “atitude natural” (natürliche Einstellung) com a qual nós nos relacionamos com as coisas do mundo.
Qual a importância da suspensão do juízo para se chegar ao conhecimento?
Uma condição importante para começar a duvidar de maneira filosófica é praticar a suspensão do juízo – assim se de- nomina a interrupção temporária do fluxo de ideias prontas que uma pessoa possui sobre determinado assunto. É uma. espécie de duvidar das próprias crenças.
Qual a função da epoché Para o psicoterapeuta?
A fenomenologia denomina epoché tal atitude. O terapeuta, a fim de ampliar a consciência do paciente (awareness), deve colocá-lo “o tempo todo, diante de sua experiência imediata, tanto do ponto de vista da consciência quanto da emoção” (Ribeiro, 1999, p. 29).
O que é uma redução fenomenológica?
A redução fenomenológica é o processo pelo qual tudo que é informado pelos sentidos é mudado em uma experiência de consciência, em um fenômeno que consiste em se estar consciente de algo.
O que é Epoché para Husserl?
A epoché husserliana consiste em pôr "entre parênteses" o mundo quando da apreensão do fenômeno. Dito de outra forma, a epoché consiste numa suspensão momentânea da “atitude natural” (natürliche Einstellung) com a qual nós nos relacionamos com as coisas do mundo.
Quem foi o primeiro a utilizar o termo Epoché na fenomenologia?
Segundo Husserl, “Epoché” significa a suspensão do mundo, como que parado no tempo, embora com todas as suas características presentes e, por isso, passíveis de serem analisadas “de fora”, por um observador exterior.