adplus-dvertising

Em que século surgiu o Maculelê?

Índice

Em que século surgiu o Maculelê?

Em que século surgiu o Maculelê?

século XVIII Lendas. Acredita-se que o maculelê seja um ato popular de origem africana que teria florescido no século XVIII nos canaviais de Santo Amaro da Purificação-BA, e que passou a integrar as comemorações locais. Numa das lendas conta-se que Maculelê era um negro fugido que tinha doença de pele.

Como surgiu a lenda de maculelê?

Quando vieram da África para trabalhar como escravos nos canaviais brasileiros, os Cucumbi trouxeram com eles essa herança cultural e, desde muito cedo, ensinavam aos filhos sua dança. Foi assim que, na Bahia, um casal de escravos ensinou o filho, a quem chamaram Maculelê, a dançar com bastões desde pequenino.

Quando surgiu o Maculelê?

Segundo Plínio de Almeida (Pequena História do Maculelê) o Maculelê existe desde 1757 em Santo Amaro da Purificação e as cores branca e vermelha nos rostos, que assustavam as pessoas, poderia ser símbolos de algumas tribos Africanas, como por exemplo os Iorubas.

Qual a origem do nome Maculelê?

Origem do Nome Lelês seriam os paus usados na luta (lelê também é uma iguaria da gastronomia baiana feita de milho e leite de coco). Essa versão para o nome maculelê é improvável. Os macuas e os malês se encontraram na Bahia, vindos da África como escravos, estavam no Recôncavo Baiano no final do século 18.

Qual a principal lenda que sustenta a versão da origem do Maculelê?

Conta outra lenda que a encenação do Maculelê baseia-se em um episódio épico ocorrido numa aldeia primitiva do reino de Ioruba, em que, certa vez, saíram os guerreiros juntos para caçar, permanecendo na aldeia apenas 22 homens, na maioria idosa, junto das mulheres e crianças.

O que o texto estudado diz sobre a primeira lenda de Maculelê?

Segundo a lenda, Maculelê foi um guerreiro indígena conhecido por sua trágica falta de habilidade com a caça e outras atividades, o que fazia com que os homens da tribo sempre o deixassem com as mulheres quando saíam para suas caçadas.

Quem criou o Maculelê?

Mestre Popó Mestre Popó começou a aprender o Maculelê com um grupo de pretos velhos, ex-escravos Malês, livres. Segundo ele já não tinha mais escravidão nessa época e eles se reuniam à noite: João Oléa, Tia Jô e Zé do Brinquinho: "eles eram livres, mas quem botou o Maculelê fui eu mesmo" (Popó).

Postagens relacionadas: