adplus-dvertising

Como a cavitação consegue danificar uma tubulação?

Índice

Como a cavitação consegue danificar uma tubulação?

Como a cavitação consegue danificar uma tubulação?

Cavitação: Formam-se bolhas no líquido quando a pressão local cai abaixo da pressão de vapor do líquido. ... O que acontece é que as bolhas colapsam ao entrar na região de pressão mais alta e esse colapso produz picos de pressão locais que têm o potencial de danificar a parede de uma tubulação ou a hélice de um navio.

O quê cavitação e qual o prejuízo causado pela cavitação em uma bomba?

O que é cavitação? A cavitação, um defeito muito comum em plantas industriais, trata-se da formação de bolhas de ar durante o transporte de líquidos em bombas. Como consequência, essas bolhas acabam erodindo o rotor da bomba, emitindo um som muito característico (o que é um perigo ao funcionamento do equipamento).

Quais os efeitos da cavitação?

A cavitação causa graves problemas, pois interfere na lubrificação e destrói a superfície dos metais. No lado de sucção da bomba, as bolhas se formam por todo o líquido. Isso resulta num grau reduzido de lubrificação e num consequente aumento de desgaste.

Por que bombas e turbinas estão sujeitas a cavitação?

Cavitação ocorre em certos pontos devido a aceleração do fluido, quando a pressão pode cair a um valor abaixo da pressão de vapor do líquido, então ocorrerá uma vaporização local do fluido, formando bolhas de vapor, isto é, o líquido entra em ebulição.

O que é o problema de cavitação em válvulas?

A cavitação em válvulas globo ocorre quando a queda de pressão está abaixo da pressão de vapor, o que faz com que a substância retire-se para fora do líquido. O resultado é a formação de bolhas para recuperar a pressão, que colapsam e criam outras ondas de pressão.

O que causa o fenômeno de cavitação em válvulas de controle?

A cavitação nas válvulas de controle possui dois estágios. ... A pressão na vena contracta (ponto de menor restrição da válvula) fica menor que a pressão de vapor do líquido vaporizando o mesmo a uma temperatura constante. Há então a formação de bolhas com o vapor desse mesmo fluído. Essas bolhas não são de ar.

O que é cavitação Mecânica dos Fluidos?

Cavitação é o fenômeno de vaporização de um líquido pela redução da pressão, durante seu movimento. Para todo fluido no estado líquido pode ser estabelecida uma curva que relaciona a pressão à temperatura em que ocorre a vaporização.

Quais são os tipos de cavitação?

Também conhecida como cavitação NPSH – Net Positive Suction Head ou “cavitação clássica”, esta é a forma mais comum. Ocorre quando uma bomba centrífuga transmite velocidade a um líquido quando passa pelo olho do impulsor.

O que é cavitação e como evitar?

A cavitação é um fenômeno físico de vaporização de um líquido que ocorre quando bolhas de vapor são formadas pela redução da pressão durante o movimento dentro das bombas, sendo muito comum em sistemas hidráulicos. O nome cavitação se dá por conta da formação de cavidades.

Como perceber a cavitação?

Ruído: se houver um sinal de cavitação, será evidenciado um nível de ruído anormal no sistema. Quando as bolhas implodem, elas podem fazer uma série de sons borbulhantes e rachados.

Qual a melhor indicação para que a cavitação está ocorrendo?

  • A melhor indicação de que a cavitação está ocorrendo é o ruído. O colapso simultâneo das cavidades causa vibrações de alta amplitude e são transmitidas por todo o sistema provocando ruídos estridentes gerados na bomba.

Por que a cavitação é prejudicial para o sistema de bombeamento?

  • A cavitação é muito prejudicial tanto para a bomba como para o sistema. Por essa razão os fabricantes especificam as limitações dos seus produtos. Os fabricantes de bombas de deslocamento positivo geralmente especificam a pressão menor que a atmosférica, que deve ocorrer a entrada da bomba para encher o mecanismo de bombeamento.

Por que a cavitação é tão severa?

  • Existem casos, que a cavitação é tão severa, que gera uma vibração mecânica muito excessiva, de tal maneira, capaz de causar danos a elementos de máquinas mais sensíveis, como por exemplo, os selos mecânicos, vindo a falhar muito aquém da vida útil esperada.

Qual a preocupação com a cavitação nas usinas hidrelétricas?

  • Na engenharia hidráulica e na engenharia mecânica é grande a preocupação com a cavitação, assim como com a abrasão das areias e demais sedimentos transportados pela água no interior de bombas e turbinas, sobretudo devido aos prejuízos que podem causar nas estações elevatórias e nas turbinas e vertedores das usinas hidrelétricas .

Postagens relacionadas: