Quem criou o ensino supletivo?
Índice
- Quem criou o ensino supletivo?
- Quando se iniciou o EJA?
- Qual o melhor EJA ou supletivo?
- O que é o ensino supletivo?
- Como funciona o supletivo do ensino médio?
- Onde surgiu a EJA?
- Como saber se um supletivo EAD é reconhecido pelo MEC?
- Quem pode fazer o supletivo?
- Qual a modalidade do supletivo?
- Quais são os cursos de supletivo?
- Qual é a validade do certificado de supletivo?

Quem criou o ensino supletivo?
O professor paranaense Anísio Alves da Silva é considerado o pioneiro nesta modalidade de ensino, pois no início de década de 1960, no antigo miniginásio (atual Liceu Mário de Andrade, em Londrina), implantou um curso rápido e preparatório para o Exame de Madureza e a ideia foi ampliada para o ensino geral de pessoas ...
Quando se iniciou o EJA?
O programa foi criado por um Decreto nº 6093 de 24 de abril de 2007, e seu objetivo era a universalização da alfabetização de Jovens e Adultos, a partir dos 15 anos ou mais e foi realmente uma conquista porque ele passou a financiar a Educação de Jovens e Adultos que a vinha sendo sempre precária, por parte do governo.
Qual o melhor EJA ou supletivo?
Não há nenhuma diferença entre EJA e Supletivo pois trata-se da mesma metodologia de ensino com nomes diferentes. Tanto o EJA quanto o Supletivo possuem o mesmo propósito de oferecer a pessoas que precisaram parar de estudar a possibilidade de finalizar a educação básica.
O que é o ensino supletivo?
Também conhecido como Educação de Jovens e Adultos (EJA), o supletivo é o ensino voltado ao público que, por algum motivo, teve que interromper os estudos e não concluiu a educação básica. A modalidade, criada pelo governo federal, tem como objetivo promover a inclusão social e o acesso de todos ao ensino.
Como funciona o supletivo do ensino médio?
Enquanto no ensino médio tradicional o aluno precisa de 3 anos para fazer o primeiro, o segundo e o terceiro ano, no supletivo ensino médio o curso completo pode ser concluído em um ano e meio, ou seja, na metade do tempo.
Onde surgiu a EJA?
A Educação para jovens e adultos, começou na época do Brasil Colônia com a catequização dos indígenas. ... 7.031 de 06 de setembro de 1878, foram criados cursos noturnos para adultos analfabetos nas escolas públicas de educação elementar, para o sexo masculino, no município da corte.
Como saber se um supletivo EAD é reconhecido pelo MEC?
Como saber se um curso EAD é reconhecido pelo MEC?
- Acesse o e-MEC: a base de dados relativos às instituições de Ensino Superior oficial do MEC;
- No quadro azul que aparece no centro da tela, clique na guia/aba “Consulta Avançada”;
- Em “Buscar por”, clique em “Curso de Graduação”;
Quem pode fazer o supletivo?
- Jovens acima de 15 (ensino fundamental) e 18 anos (ensino médio) e adultos de qualquer idade podem fazer o supletivo e realizar o sonho de concluir os estudos básicos.
Qual a modalidade do supletivo?
- O supletivo, agora conhecido como Educação para de Jovens e Adultos , é uma das modalidades do sistema educacional brasileiro criado com o objetivo de facilitar o acesso das pessoas que, por diferentes motivos, não concluíram o ensino fundamental e médio na idade adequada.
Quais são os cursos de supletivo?
- Os cursos de Supletivo são uma alternativa prática para concluir os estudos em menos tempo. É possível reduzir ainda mais o tempo de formação ao optar por cursar apenas as séries não concluídas. Os cursos estão disponíveis nas modalidades presencial e a distância.
Qual é a validade do certificado de supletivo?
- O certificado possui a mesma validade dos colégios regulares. Porém, o estudante deve estar atento a regulamentação da instituição de supletivo. Para saber quais são as instituições de supletivo credenciadas e reconhecidas pelo MEC, acesse o portal do e-MEC, escolha a região e informe o nome da escola.