Quando surgiu o AEE atendimento educacional especializado?
Índice
- Quando surgiu o AEE atendimento educacional especializado?
- Qual é a formação do professor que trabalha com o atendimento educacional especializado?
- Quem é que pode atuar no AEE qual deve ser a formação do professor para atuar na educação especial?
- Quais ações objetivas precisam ser implementadas nas escolas para que os alunos com necessidades especiais e que precisam de atendimento educacional especializado sejam efetivamente atendidos?
- Qual a diferença entre educação especial e atendimento educacional especializado?
- O que faz o AEE?
- Quem é o profissional do AEE?
- Quem pode trabalhar na sala de recursos?
- Quem pode ser professor de AEE?
- Quem é o profissional que atende na AEE?
- Qual a história da educação especial no Brasil?
- Quais os profissionais que atuam em Educação Especial?
- Qual a importância da Educação Especial?
- Quando foi criado o centro de Educação Especial?
Quando surgiu o AEE atendimento educacional especializado?
2008 Assim, para garantir o direito à aprendizagem e de acesso ao currículo, o AEE foi criado em 2008 pela Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva.
Qual é a formação do professor que trabalha com o atendimento educacional especializado?
Para atuação no AEE, o professor deve ter formação inicial que o habilite para o exercício da docência e formação específica na educação especial, inicial ou continuada.
Quem é que pode atuar no AEE qual deve ser a formação do professor para atuar na educação especial?
3º Os professores especializados em educação especial deverão comprovar formação em cursos de licenciatura em Educação Especial ou em uma área específica. […] ou complementação de estudos de pós-graduação em área específica da educação especial. (BRASIL, 2001).
Quais ações objetivas precisam ser implementadas nas escolas para que os alunos com necessidades especiais e que precisam de atendimento educacional especializado sejam efetivamente atendidos?
O aluno com deficiência precisa de ações pedagógicas diferenciadas e, para que isso aconteça, cabe à escola organizar, tanto o espaço físico, quanto os materiais pedagógicos, respeitando sempre suas capacidades e habilidades motoras. ... PALAVRAS-CHAVE: Educação Inclusiva, Lúdico, Ações Pedagógicas, AEE.
Qual a diferença entre educação especial e atendimento educacional especializado?
Assim, os objetivos da educação especial são os mesmos da educação em geral. O que difere, entretanto, é o atendimento, que passa a ser de acordo com as diferenças individuais do aluno. ... Por outro lado, as escolas com educação especializada contam com materiais, tecnologia, equipamentos e professores especializados.
O que faz o AEE?
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) funciona como um recurso de vital importância para a Inclusão Escolar de pessoas com deficiência. Trata-se de uma sala instalada na escola comum, equipada com recursos extras para auxiliar na aquisição da aprendizagem dos alunos incluídos nas classes comuns.
Quem é o profissional do AEE?
O professor de AEE (Atendimento Educacional Especializado) é um profissional especializado em Educação Especial com habilitação para atuar na SRM (Sala de Recursos Multifuncionais), no contraturno – ou seja, se o aluno estuda de manhã, ele frequentará a SRM no período da tarde, e vice-versa.
Quem pode trabalhar na sala de recursos?
"Era comum ver nas antigas salas de recursos alunos que apresentavam apenas dificuldade de aprendizado. Hoje, a lei determina que somente quem tem deficiência, transtornos globais de desenvolvimento ou altas habilidades seja atendido nesses ambientes", afirma Maria Teresa.
Quem pode ser professor de AEE?
Os documentos legais e de orientação, disponibilizados pelo Ministério da Educação, dispõem de forma muito genérica sobre a formação do professor do AEE, referindo que pode ser todo professor que está habilitado para a docência e educação especial.
Quem é o profissional que atende na AEE?
O professor de AEE (Atendimento Educacional Especializado) é um profissional especializado em Educação Especial com habilitação para atuar na SRM (Sala de Recursos Multifuncionais), no contraturno – ou seja, se o aluno estuda de manhã, ele frequentará a SRM no período da tarde, e vice-versa.
Qual a história da educação especial no Brasil?
- Por volta da década de 1950, a história da educação especial no Brasil, é marcada pela criação do Instituto Benjamin Constant (para pessoas cegas) e Instituto Nacional de Educação de Surdos /INES (para pessoas surdas), porém a oferta de atendimento era muito abaixo da demanda.
Quais os profissionais que atuam em Educação Especial?
- Dentre os profissionais que trabalham ou atuam em educação especial, estão: educador especial, educador físico, pedagogo, psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicopedagogo, neuropsicopedagogo, dentre outros.
Qual a importância da Educação Especial?
- Ela é fundamental para o bom funcionamento de qualquer escola. Embora seja lei, a educação especial ainda possui muitas falhas em diversos pontos, principalmente na área prática. O orçamento das instituições públicas de ensino é muito precário.
Quando foi criado o centro de Educação Especial?
- Dois anos depois, o MEC (Ministério da Educação) criou o Centro de Educação Especial, responsável por gerir toda a educação especial do país. Durante o período da Ditadura Militar, não houveram novas políticas públicas para a educação de pessoas especiais.