adplus-dvertising

Qual a origem da coqueluche?

Índice

Qual a origem da coqueluche?

Qual a origem da coqueluche?

A palavra coqueluche foi importada do francês coqueluche – sem nenhuma adaptação de grafia, como se vê – e fez sua estreia oficial em português num compêndio da Escola Médico-Cirúrgica do Porto em 1840.

Quem inventou a vacina contra a coqueluche?

Louis Sauer, Pearl Kendrick e Grace Eldering desenvolveram os primeiros imunizantes contra coqueluche (pertussis). Em 1942, Kendrick descobriu que sua vacina funcionava melhor na presença dos toxóides diftérico e tetânico, já que os três componentes agiam como adjuvantes entre si.

Quando saiu a vacina da coqueluche?

A vacina foi desenvolvida em 1926. Está na Lista de Medicamentos Essenciais da Organização Mundial de Saúde, os medicamentos mais necessários, eficazes e seguros em um sistema de saúde.

Qual agente causador da coqueluche?

A Bordetella bronchiseptica e a Bordetella avium são patógenos de animais que raramente acometem o homem (exceto quanto imunodeprimidos).

Como é conhecida a coqueluche?

Também conhecida como “tosse comprida”, a coqueluche é causada pela bactéria Bordetella pertussis, que vive na garganta das pessoas, mesmo que com poucos sintomas, e é transmitida de uma pessoa para a outra por gotículas de saliva ao falar, tossir ou espirrar.

Qual é o vírus causador da coqueluche?

A coqueluche ou pertussis é uma doença infecciosa aguda e transmissível, que compromete o aparelho respiratório (traquéia e brônquios). É causada pela bactéria Bordetella pertussis.

Qual o nome da vacina contra a coqueluche?

A prevenção é feita com a vacina tríplice bacteriana (DTP) que previne contra coqueluche, difteria e tétano, e faz parte do Calendário Oficial de Vacinação do Ministério da Saúde.

Qual a causa da coqueluche?

  • A coqueluche ou pertussis é uma doença infecciosa aguda e transmissível, que compromete o aparelho respiratório (traquéia e brônquios). É causada pela bactéria Bordetella pertussis. A doença evolui em três fases sucessivas.

Qual o número de casos de coqueluche no Brasil?

  • Graças aos programas de vacinação, a ocorrência de casos de coqueluche no Brasil (que já chegou a cerca de 36 mil casos notificados por ano entre 19) vem sendo reduzida.

Como evitar a coqueluche?

  • Crianças pequenas geralmente são hospitalizadas durante o tratamento, uma vez que a coqueluche é perigosa nessa idade. Se a criança não consegue comer ou beber, pode ser necessária a administração de fluídos intravenosos. Ela também pode ser mantida em quarentena para evitar que a infecção se espalhe.

Qual a vacinação contra a coqueluche?

  • A vacinação é o principal meio de prevenção da coqueluche. Crianças de até 6 anos, 11 meses e 29 dias devem ser vacinadas contra a coqueluche.

Postagens relacionadas: