Quando surgiu a ludicidade na educação infantil?
Quando surgiu a ludicidade na educação infantil?
Platão1, já em meados de 367 a.C., apontou a importância da utilização dos jogos para que o aprendizado das crianças pudesse ser desenvolvido. Afirmava que em seus primeiros anos de vida os meninos e meninas deveriam praticar juntos, atividades educativas através dos jogos.
Como surgiu o termo brincar?
A etimologia da palavra brincar, em português, remete para os verbos do alemão antigo blinkan ou blinken e springan, cujo significado é, respetivamente, gracejar/entreter-se, brilhar e pular (Machado, 2003).
Qual a origem das brincadeiras populares?
- Para relembrar a infância e fazer um passeio pela história, listamos a origem de 6 brincadeiras populares: 1. Cabra-cega. Cuidado com a mão boba Quando: 500 a.C.
Quando começou a brincadeira?
- Os primeiros registros que se têm da brincadeira estão no livro chinês Wuzazu, escrito durante a Dinastia Han, entre os anos 2 d.C. No século 17, o jogo com os elementos que conhecemos hoje já era popular na China e no Japão, e no século 20 já havia se espalhado pelo mundo. 4.
Será que essa brincadeira foi inventada por romanos?
- Clássica brincadeira entre os pequenos que é tão conhecida que parece brasileira, mas não é. Esse jogo infantil é bem antigo e, por isso, acredita-se que foi inventado por romanos, já que existem gravuras que mostram crianças brincando de amarelinha nos pavilhões de mármore em vias da Roma Antiga.
Qual a relevância das brincadeiras na África?
- Fabiano Maranhão, mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos e especialista em relações étnico-raciais, defende a relevância de trazer para a escola esses saberes. "As brincadeiras praticadas na África podem ser uma boa porta de entrada para narrar a memória desse continente com 54 países", diz ele.