Quando e onde surgiu a colagem?
Índice
- Quando e onde surgiu a colagem?
- Quando surgiram as colagens?
- Quem inventou a colagem?
- Qual foi a primeira colagem famosa?
- Em que momento a colagem surgiu nas obras cubistas?
- Como surgiu a colagem digital?
- Quem introduziu a colagem nas obras de arte?
- Quais são as formas de colagem?
- Quais são os nomes mais importantes para a colagem?
- Quais são os temas mais frequentes nas colagens?
- Quais são os objetivos da colagem?
Quando e onde surgiu a colagem?
A técnica de colagem apareceu na Europa medieval , durante o século XIII. Painéis de folhas de ouro começaram a ser aplicadas em catedrais góticas em torno do séculos XV e XVI.
Quando surgiram as colagens?
A colagem foi uma técnica iniciada por Picasso (1881-1973), em 1912 com a obra Natureza Morta com Cadeira de Palha. Essa técnica foi largamente usada e explorada no Cubismo e Dadá. Surgiram vários tipos e formas de criar colagens.
Quem inventou a colagem?
A colagem foi desenvolvida por Braque e Picasso em torno de 1911, no final da primeira fase do cubismo, dita "analítica". Ela é justamente considerada como um dos achados mais relevantes da arte moderna e como um elemento central do cubismo.
Qual foi a primeira colagem famosa?
Fruteira e Copo (1912), de Georges Braque (1882-1963), é considerada uma das primeiras colagens da arte moderna. A partir desse momento, a técnica é largamente empregada em diferentes escolas e movimentos artísticos, com sentidos muito variados.
Em que momento a colagem surgiu nas obras cubistas?
É datada de 1913, período em que se iniciava o cubismo sintético, e traz como característica para essa composição a fragmentação do objeto representado. Trata-se de uma colagem composta por materiais que faziam parte do cotidiano dos habitantes da Inglaterra do século XVIII, berço da Revolução Industrial.
Como surgiu a colagem digital?
Os primeiros registros da técnica de colagem começaram na China, no ano de 200 a.c com algumas colagens de papel, mas o seu uso se manteve discreto até o século XX, quando Picasso usou pela primeira vez o termo colagem. Surgindo das obras de artes físicas, seu uso se expandiu para o digital.
Quem introduziu a colagem nas obras de arte?
As origens da colagem remontam a centenas de anos, mas essa técnica fez um reaparecimento dramático no início do século 20 como uma forma de arte de novidade. O termo colagem foi cunhado por Georges Braque e Pablo Picasso no início do século XX, quando a colagem se tornou uma parte distinta da arte moderna.
Quais são as formas de colagem?
- Esse tipo de colagem consiste em selecionar imagens e combiná-las entre si. Há muitas maneiras de trabalhar: Uma delas é substituindo uma parte de uma imagem; por exemplo, colando a imagem de uma fruta no lugar de um nariz de uma pessoa.
Quais são os nomes mais importantes para a colagem?
- Há muitos nomes importantes para a colagem em todo o mundo, principalmente artistas cubistas: Georges Braque, Pablo Picasso, Juan Gris, Albert Gleizes, Louis Marcoussis, André Derain, Robert Delaunay, Sonia Delaunay-Terk, Umberto Boccioni, Gino Severini, Giacomo Balla, Luigi Russolo, Kazimir Malevich, Marcel Duchamp, Francis Picabia, ...
Quais são os temas mais frequentes nas colagens?
- Temas frequentes nas colagens são violência, tecnologia e velocidade, por conta do contexto histórico em que se encontravam os artistas do início do século XX, com guerras e a produção tecnológica, a todo vapor, sendo testada nelas. A reflexão artística sempre monta à época contemporânea ao movimento, não foi diferente com a colagem.
Quais são os objetivos da colagem?
- As novas possibilidades de criação artísticas proporcionadas pela colagem geram adeptos em todo o mundo, mas com objetivos bastante distintos entre si. Na Europa, principalmente na França e na Itália, as idéias nascidas da colagem provocam a produção de obras de sentido cubista por artistas futuristas.