adplus-dvertising

Em que época se passa a história de O Alienista?

Índice

Em que época se passa a história de O Alienista?

Em que época se passa a história de O Alienista?

Tudo se passa em Itaguaí, pequena cidade do interior do Rio de Janeiro, durante o período colonial. Cria-se um clima de “era uma vez, num lugar distante…” Dessa forma, o que se passa nessa localidade é o que no fundo ocorre em toda nossa civilização.

Em que ano se passa o alienista de Machado de Assis?

O Alienista é uma obra prima do escritor brasileiro Machado de Assis. Publicado originalmente em 1882 e dividido em 13 capítulos, o clássico debate a tênue fronteira entre a racionalidade e a loucura.

Onde se passa o alienista Machado de Assis?

Após conquistar respeito em sua carreira de médico na Europa e no Brasil, o Dr. Simão Bacamarte retorna à sua terra-natal, Itaguaí, para se dedicar ainda mais a sua profissão. Após um tempo na cidade, casa-se com a já viúva D.

Quando ocorrem os acontecimentos narrados em O Alienista?

John Gledson chamou atenção para essa relação na constituição de "O alienista". Se o leitor põe-se a perguntar em que período da história estamos, qual a data desses acontecimentos, evidentemente responderia: no período colonial, e claro, com razão – é o vice-rei que manda as tropas do Rio.

Quando foi escrito o alienista de Machado de Assis?

O Alienista é uma obra do escritor brasileiro Machado de Assis que foi publicada em 1882. Dividida em 13 capítulos com títulos, ela está inserida no movimento do Realismo no Brasil.

Qual é a principal cidade que aparece no livro O Alienista?

Trata-se da estória do Dr. Simão Bacamarte e do estudo da loucura que ele empreendeu em algum lugar fictício e bem machadiano: Itaguaí. O Dr. Simão Bacamarte é o personagem principal dessa sátira.

Quem era dr Simão Bacamarte?

O verdadeiro Simão Bacamarte, personagem criado pelo genial Machado de Assis, é um médico que conquistou respeito no Brasil e no exterior e que, de volta à sua terra natal, Itaguaí, dedicou-se aos estudos de psiquiatria, construindo na cidade um manicômio batizado como Casa Verde, que abrigou, inicialmente, os loucos ...

Postagens relacionadas: