adplus-dvertising

Porque o sarampo voltou a acometer a população brasileira nos últimos anos?

Índice

Porque o sarampo voltou a acometer a população brasileira nos últimos anos?

Porque o sarampo voltou a acometer a população brasileira nos últimos anos?

Devido as migrações e as viagens internacionais, o vírus foi importado e voltou a circular. Além disso, a baixa imunização da população brasileira, que vem decaindo nos últimos anos, também contribuiu para a volta da circulação do vírus.

Quando o sarampo foi descoberto?

A primeira descrição reconhecível do sarampo é atribuída ao médico árabe Ibn Razi (860-932) (conhecido como Rhazes na Europa). O vírus foi isolado apenas em 1954, e a vacina foi desenvolvida em 1963.

Qual é a origem da vacina contra o sarampo?

Depois de muito esforço de cientistas e laboratórios de todo o mundo, a vacina contra o sarampo foi desenvolvida e chegou ao Brasil na década de 1960. Na época o imunobiológico era importado do mercado internacional e, por isso, sua distribuição era feita de maneira descoordenada e descontínua.

Por que o sarampo que estava praticamente extinto em 2016 voltou em 2018 com mais de 10.000 casos no Brasil?

Erradicado do território brasileiro por conta das boas taxas de vacinação do passado, o vírus pouco circulou no país nos últimos anos, deixando de entrar em contato com gerações inteiras. Sem o alarme que a doença provocava antes da década de 1980, quando a vacinação começou a ser aplicada, baixou-se a guarda.

Como doenças como varíola e sarampo chegaram no Brasil no passado?

O caso mais bem documentado aconteceu com índios timbira no Estado do Maranhão, por volta de 1816. Na região, eles travaram, ao longo de décadas, uma guerra violenta contra criadores de gado, que vinham invadindo suas terras desde o início do século 19.

Qual foi o número de casos de sarampo registrados em cada ano?

Situação epidemiológica do sarampo no Brasil Em 2018 foram confirma- dos 10.346 casos da doença. No ano de 2019, após um ano de franca circula- ção do vírus, o país perdeu a certificação de “país livre do vírus do sarampo”, dando início a novos surtos, com a confirmação de 20.901 casos da doença.

Como o vírus do sarampo age no organismo?

A infecção com vírus vivo estimula a produção de anticorpos; estes neutralizam a infectividade e fixam o complemento. As imunoglobulinas IgM e IgG, estimuladas pela infecção e vacina, aparecem em torno do 12° e 15° dias e atingem o máximo por volta do 21° ao 28° dias.

Postagens relacionadas: