Em que casos é indicada a radioterapia?
Índice
- Em que casos é indicada a radioterapia?
- Quais os malefícios da radioterapia?
- Como tratar queimadura por radioterapia?
- Quais são as RI's utilizadas em salas de radioterapia?
- Como a radioterapia é utilizada no tratamento de câncer?
- Quando é utilizada a radioterapia?
- Quais são os riscos da radioterapia?
- Como usar a radioterapia para tratar o câncer?
- Como funciona a sessão de radioterapia?
Em que casos é indicada a radioterapia?
A radioterapia é indicada para tratar ou controlar o crescimento de tumores benignos ou de câncer, podendo ser utilizada antes, durante ou após o tratamento com cirurgia ou quimioterapia.
Quais os malefícios da radioterapia?
Cansaço: o paciente deve intercalar as atividades cotidianas com períodos de descanso. Algumas pessoas preferem se afastar do trabalho, outras trabalham menos horas no período de tratamento. Reação da pele: a pele que recebe radiação poderá coçar, ficar vermelha, irritada, queimada, tornando-se seca e escamosa.
Como tratar queimadura por radioterapia?
O tratamento pode ser feito com corticoides tópicos e/ou sistêmicos, antibióticos, oxigenação hiperbárica e, no caso de necrose, enxerto de pele. Assim, o médico responsável indicará os melhores medicamentos para queimadura de radioterapia.
Quais são as RI's utilizadas em salas de radioterapia?
A radioterapia é um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes (raios-x, por exemplo), que são um tipo de energia para destruir as células do tumor ou impedir que elas se multipliquem.
Como a radioterapia é utilizada no tratamento de câncer?
É um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes (raio X, por exemplo) para destruir um tumor ou impedir que suas células aumentem. Estas radiações não são vistas e durante a aplicação o paciente não sente nada. A radioterapia pode ser usada em combinação com a quimioterapia ou outros tratamentos.
Quando é utilizada a radioterapia?
- A radioterapia é indicada para tratar ou controlar o crescimento de tumores benignos ou de câncer, podendo ser utilizada antes, durante ou após o tratamento com cirurgia ou quimioterapia.
Quais são os riscos da radioterapia?
- Riscos Assim como na cirurgia e a quimioterapia, na radioterapia também existe o risco de não haver a eliminação de todas as células tumorais, levando à recidiva da doença. Durante o tratamento, alguns pacientes podem apresentar diferentes efeitos colaterais, que dependem da região que está sendo tratada. Em geral, esses efeitos, caso ...
Como usar a radioterapia para tratar o câncer?
- A radioterapia pode ser utilizada para tratar muitos tipos de cânceres, isoladamente ou em combinação com outros tipos de tratamentos. Ela pode ser usada: Para tratar um câncer ou prevenir uma recidiva do tumor. Como tratamento paliativo quando não é possível eliminar o tumor. Antes da cirurgia para ajudar a reduzir o tumor.
Como funciona a sessão de radioterapia?
- Em combinação com o tratamento quimioterápico. Muitos pacientes acham que suas sessões de radioterapia tem um efeito mínimo sobre suas vidas diárias. As sessões de tratamento geralmente são realizadas em regime de ambulatório, ou seja, sem necessidade de internação hospitalar.