Como o tecido adiposo pode interferir no metabolismo basal?
Índice
- Como o tecido adiposo pode interferir no metabolismo basal?
- Como ocorre o aumento do tecido adiposo?
- Em quais situações fisiológicas a lipólise é importante?
- Quais as funções desempenhadas pelas células adiposas que formam o tecido adiposo?
- Quais são as funções desempenhadas pelo tecido adiposo?
- O que é o tecido conjuntivo adiposo?
- O que define a formação do tecido adiposo?
- Por que o tecido adiposo é importante para o funcionamento do organismo?
- Como funciona o processo de lipólise?
- Qual é o tecido adiposo da pele?
- Quando ocorre a lipólise de carboidratos?
Como o tecido adiposo pode interferir no metabolismo basal?
O tecido adiposo visceral tem uma maior atividade metabólica, sendo mais sensível à ação de catecolaminas e beta-agonistas, e mais resistente à ação insulínica4. As diferenças na localização dos depósitos de gordura corporal são mais acentuadas no corpo feminino do que no dos homens.
Como ocorre o aumento do tecido adiposo?
Quando ingerimos calorias superiores ao exigido pelo metabolismo, estas são armazenadas como gordura dentro do adipócito, que cresce em tamanho (hipertrofia). Em algumas pessoas, os adipócitos aumentam em número (hiperplasia). É por isso que o ser humano engorda.
Em quais situações fisiológicas a lipólise é importante?
Dessa forma, o processo de lipólise é fundamental para o emagrecimento e a melhora do contorno corporal. Em muitos casos, a pessoa não muda o seu peso na balança após cuidados com a alimentação e atividades físicas, mas nota emagrecimento e melhorias no corpo.
Quais as funções desempenhadas pelas células adiposas que formam o tecido adiposo?
A função primordial do tecido adiposo é o armazenamento de gordura e servir como reserva energética do organismo, mas também pode atuar como isolante térmico, (ajudando na manutenção da temperatura do corpo) e como amortecedor (proteção contra choques mecânicos), posicionando-se entre a pele e os órgãos internos.
Quais são as funções desempenhadas pelo tecido adiposo?
O tecido adiposo apresenta as funções de isolante térmico, de proteção dos órgãos contra choques mecânicos e de reserva energética.
O que é o tecido conjuntivo adiposo?
O tecido adiposo é caracterizado por células adiposas, às quais denominamos de adipócitos, que armazenam muita gordura. Estas células possuem um vacúolo central (pode aumentar ou diminuir de acordo com o metabolismo do indivíduo). A quantidade de gordura difere nas partes do corpo.
O que define a formação do tecido adiposo?
A formação do tecido adiposo ocorre com base nas células do mesênquima (tecido embrionário) indiferenciadas. Como sabemos, os adipócitos são capazes de armazenar gordura em seu citoplasma, sendo observado no início de sua formação o acúmulo dessa substância em pequenas gotículas.
Por que o tecido adiposo é importante para o funcionamento do organismo?
- Por fim, o tecido adiposo também é um importante fator de proteção do organismo contra choques mecânicos. Embora o tecido adiposo seja importante para o ideal funcionamento do organismo, seu excesso pode ser motivo de complicações.
Como funciona o processo de lipólise?
- Dessa forma, o processo de lipólise é fundamental para o emagrecimento e a melhora do contorno corporal. Em muitos casos, a pessoa não muda o seu peso na balança após cuidados com a alimentação e atividades físicas, mas nota emagrecimento e melhorias no corpo.
Qual é o tecido adiposo da pele?
- O tecido adiposo é um tecido que tem origem na mesoderme do embrião. Ele é caracterizado por ser uma variedade do tecido conjuntivo em que predomina a existência de adipócitos, células adiposas capazes de acumular lipídios. Esse tecido se localiza principalmente na hipoderme, região localizada logo abaixo da pele.
Quando ocorre a lipólise de carboidratos?
- Porém, se os carboidratos ingeridos não fornecem energia suficiente, inicia-se o processo de lipólise, a fim de resgatar a energia armazenada no tecido adiposo. A lipólise é despertada quando não há glicose suficiente na corrente sanguínea para suprir as atividades físicas do indivíduo, devido a pouca ingestão de carboidratos.