O que é a placa Precordal?
Índice
- O que é a placa Precordal?
- O que é a placa pré Cordal é em qual dia ela se forma?
- Quando é formado o Sinciciotrofoblasto?
- Quando é formado o embrioblasto?
- O que a placa Precordal origina?
- O que são os blastômeros?
- Quais células dão origem ao embrião?
- O que é o sinciciotrofoblasto?
- O que é o Citotrofoblasto e sinciciotrofoblasto?
- Qual a diferença entre o disco embrionário e a cavidade coriônica?
- Como elas atuam no desenvolvimento do corpo do embrião?
- Como os somitos aparecem na região occipital do embrião?
- Qual a etapa do desenvolvimento do tubo cardíaco?
O que é a placa Precordal?
Por volta do 14° dia, o embrião ainda apresenta a forma de um disco bilaminar, e células hipoblásticas (células do hipoblasto) formam uma área espessa circular, denominada placa pré-cordal, que indica o futuro local da boca, a região cranial do embrião.
O que é a placa pré Cordal é em qual dia ela se forma?
Surge também a placa precordal, um espessamento local do hipoblasto, que indica a futura região cefálica do embrião e futura região da boca. Um espessamento do epiblasto na região caudal marca o inicio da terceira semana.
Quando é formado o Sinciciotrofoblasto?
O sinciciotrofoblasto é uma grande camada de células embrionárias sinciciais originada dos trofoblastos, que tem como função abrir caminho na parede do endométrio para a implantação do blastocisto durante a segunda semana de gestação.
Quando é formado o embrioblasto?
Quando ocorre a implantação do blastocisto, mais ou menos 9 dias após a fecundação, um diminuto espaço surge no embrioblasto, precedendo o amadurecimento da cavidade amniótica.
O que a placa Precordal origina?
A placa precordal se desenvolve como um espessamento local do hipoblasto. Neste local, as células são colunares e formam uma área circular espessada. Esta placa indica a futura região da boca e é também um importante organizador da região da cabeça.
O que são os blastômeros?
Células resultantes da segmentação do ovo fecundado. Os blastómeros dispõem-se em camadas (ectoderme, mesoderme e endoderme) à volta de uma cavidade (blástula).
Quais células dão origem ao embrião?
blastômeros - Embrioblasto: Grupo de blastômeros localizados centralmente que dará origem ao embrião. Durante esse estágio o concepto é chamado de blastocisto.
O que é o sinciciotrofoblasto?
· Sinciciotrofoblasto: massa multinucleada sem limites celulares definidos. O sinciciotrofoblasto se aprofunda cada vez mais no endométrio, deslocando e causando apoptose de células endometriais.
O que é o Citotrofoblasto e sinciciotrofoblasto?
O citotrofoblasto constitui a camada mais interna de células (mononucleadas). Dele se deriva o sinciciotrofoblasto (camada mais externa de células), através da perda das membranas intercelulares. O sinciciotrofoblasto forma então um infiltrado de células no endométrio.
Qual a diferença entre o disco embrionário e a cavidade coriônica?
- No início da 3ª semana de gestação, a massa de células já se diferenciou em um disco bilaminar com uma cavidade amniótica e uma cavidade exocelômica. O disco embrionário e suas cavidades estão revestidos pela membrana coriônica dentro da cavidade coriônica.
Como elas atuam no desenvolvimento do corpo do embrião?
- Elas atuam, por exemplo, na execução daqueles movimentos celulares já vistos: invaginação, ebolia, intercalação, extensão convergente, ingressão e involução). Isso dá início à morfogênese, que é o desenvolvimento do corpo do embrião, um evento significativo da terceira semana.
Como os somitos aparecem na região occipital do embrião?
- Os somitos aparecem primeiro na futura região occipital do embrião. Logo alcançam cefalocaudalmente, dando origem à maior parte do esqueleto axial e aos músculos associados, assim como à derme (uma das camadas da pele). Desenvolvimento do Sistema Cardiovascular Primitivo
Qual a etapa do desenvolvimento do tubo cardíaco?
- No tubo cardíaco dessa fase é possível reconhecer o bulbo aórtico, o bulbo cardíaco, o ventrículo primitivo, o átrio primitivo e o seio venoso. A etapa seguinte do desenvolvimento compreende uma torção do tubo cardíaco e a septação de suas câmaras, que deixam de estar em série e ficam lado a lado.