adplus-dvertising

O que diz a LDB sobre o transporte escolar?

Índice

O que diz a LDB sobre o transporte escolar?

O que diz a LDB sobre o transporte escolar?

A Lei nº 9.394/96, mais conhecida como LDB, também prevê o direito do aluno no uso do transporte escolar, mediante a obrigação de estado e municípios, conforme transcrição abaixo: Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de: ...

O que faz um diretor de transporte escolar?

O Diretor de transporte escolar é responsável pela fiscalização dos veículos, motoristas, itinerário, tudo referente ao transporte.

Quando o aluno tem direito ao transporte escolar?

​O Programa de Transporte Escolar Municipal Gratuito – Vai e Volta foi criado com o objetivo de garantir aos alunos matriculados o acesso às escolas municipais. ... São candidatos ao atendimento pelo Programa os alunos matriculados nas EMEIs, EMEFs e EMEFMs até 12 anos de idade.

Como funciona o transporte escolar?

Elas deixam de ir ou enfrentam horas de caminhada para poder chegar até a escola. ... Para reverter isso, existe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação: ela define que estados e municípios são responsáveis pelo transporte de crianças em escolas públicas.

Qual a lei que proíbe carona no transporte escolar?

Viação aprova proibição de passageiros não estudantes em transporte escolar. ... A regra é acrescentada ao Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), que já proíbe o transporte de alunos em número superior à capacidade estabelecida pelo fabricante do veículo.

Quanto custa o transporte escolar?

Perua escolar
PercursoSprinter (14+1)
diário emPreço Mensal
kmLotação
0 -58.347,91
6 -108.478,42

Como fica o transporte escolar durante a pandemia?

Recomenda-se a aferição de temperatura antes do embarque, caso o aluno apresente temperatura de 37,5°C ou superior, este não deverá utilizar o transporte escolar; E. ... Portar álcool Gel a 70% nos veículos e garantir a aplicação nas mãos de cada estudante, no mínimo, no início e no final da viagem.

O que podemos fazer para melhorar o transporte escolar?

Transporte Escolar: 5 Dicas para Melhorar o Serviço

  1. Veículo Limpo e Organizado.
  2. Manutenção do Veículo em Dia.
  3. Formalize os Contratos.
  4. Use um Sistema de Câmera de Monitoramento.

Qual a distância que o aluno tem direito ao transporte escolar?

O transporte escolar é concedido ao aluno matriculado e frequente em escola da rede estadual indicada pela Diretoria de Ensino que esteja localizada a uma distância mínima de dois quilômetros do seu endereço de origem (indicativo ou residencial).

Quais estudantes podem usar o transporte escolar?

Transporte escolar: Saiba quem tem direito e como fazer para garantir o transporte escolar gratuito para seu filho. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação determina que os estados e os municípios devem oferecer transporte escolar aos alunos da rede pública de ensino.

Qual a responsabilidade do município no transporte escolar?

  • 4. A Responsabilidade pelo Transporte Escolar. Vale referir que o recente inciso VI, introduzido no art. 11 da LDB, pela Lei Federal nº 10.709/2003, deixa clara a responsabilidade do Município no transporte escolar, qual seja, de transportar os alunos matriculados em sua rede ensino, isto é, nas escolas Municipais.

Qual a responsabilidade do transportador?

  • O referido diploma legal baseia-se na Teoria Objetiva, impondo responsabilidade ao transportador como decorrência do risco da sua atividade, somente podendo este exonerar-se nas hipóteses previstas em lei.

Quem é o gestor de transporte escolar?

  • O gestor de transporte escolar pode ser o prefeito, um secretário ou um gerente que coordena o trabalho dos outros profissionais envolvidos; depende de cada município. Esse gestor pode executar diretamente esse serviço ou conceder a realização dessa operação à terceiros.

Como obter conhecimentos sobre a responsabilidade civil em transporte de pessoas?

  • O objetivo é obter conhecimentos sobre o entendimento geral da responsabilidade civil em casos de transporte de pessoas, em qualquer das vias, de acordo com o entendido pela doutrina e jurisprudência, bem como, realizar análise de acórdão sobre o tema, para futuro uso em casos e situações jurídicas que necessitem desses conhecimentos.

Postagens relacionadas: