O que significa prótese protocolo?
O que significa prótese protocolo?
A prótese protocolo é uma solução moderna e segura que atua na reabilitação oral de pacientes que já perderam todos os dentes. Ela funciona como uma prótese fixa, composta, geralmente, por 12 dentes presos em uma única estrutura, que são parafusados sobre 4 a 6 implantes.
Como é colocado uma prótese protocolo?
Entenda o que é a prótese protocolo Segundo Heloísa, a prótese protocolo é o que existe de mais moderno para a reabilitação de um paciente que perdeu todos os dentes, sejam eles da maxila ou da mandíbula. “Ela é fixada com implante osseointegrados e sobre eles parafusada uma prótese total, tipo dentadura”, conclui.
Quais são os implantes para a prótese?
- O planejamento envolve a inserção de implantes (entre 4 e 6 pinos, sendo 4 implantes o número mais comum atualmente), que são suficientes para suportar todos os dentes. Estes implantes são colocados no osso maxilar para melhor firmeza. Esperamos 3 meses para fazer a prótese.
Quais são as próteses removíveis?
- No caso em que o paciente perdeu todos os dentes, as opções mais utilizadas são as próteses removíveis, a prótese overdenture e a prótese protocolo. A prótese removível, também conhecida como dentadura, pode ser removida pelo paciente sempre que necessário, inclusive para a higienização.
Quando o paciente perde os dentes e troca a prótese?
- Quando o paciente perde todos os dentes e opta por uma prótese removível, o osso responsável pela sustentação dentária para de receber estímulo, o que resulta em um processo de reabsorção óssea. Assim, o osso fica mais fino a cada ano, aumentando o sofrimento do paciente sempre que é necessário trocar a prótese.
Qual a estabilidade da prótese móvel?
- Por ser fixa em um maior número de implantes, a prótese protocolo apresenta maior estabilidade e eficiência na mastigação do que as outras soluções. Enquanto a prótese móvel restabelece cerca de 20% da capacidade mastigatória, o protocolo fixo oferece cerca de 85%.